Convenções, workshops e palestras são alguns dos eventos corporativos mais conhecidos. Mas, o formato de almoço empresarial vem chamando a atenção das empresas que planejam realizar algum encontro. Este modelo é uma ótima pedida para quem quer unir negócios com um ambiente mais descontraído.
Já falamos em uma matéria completa aqui no nosso blog, sobre a força dos eventos e turismo de negócios em Uberlândia.
E quando ainda estávamos em 2017, uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), analisou que Uberlândia concentrou 6,2% das viagens de negócios, eventos e convenções realizadas por estrangeiros em Minas Gerais.
O número é expressivo e aumentou no decorrer dos anos. Além disso, influencia as empresas a inovarem em seus encontros, e um dos modelos que vêm sendo explorado é o almoço empresarial. Esse é um tipo de evento que consegue abordar assuntos mais sérios, com um toque de leveza.
Quer conferir algumas dicas de como realizar um encontro deste modelo e conquistar seus convidados? Então é só continuar lendo o texto que preparamos para você.
O que é um almoço empresarial?
Primeiramente, vamos entender o que é um almoço empresarial. Esse tipo de evento é realizado por empresas que buscam trazer diversidade aos encontros corporativos. Podem ser mais restritos, por exemplo, para apenas os colaboradores de um setor do negócio, ou envolver um público maior e externo.
Um almoço corporativo pode ser realizado apenas com o objetivo de fomentar ou fortalecer conexões estratégicas, assim é considerado algo mais rápido. Bem como, pode ser promovido com uma duração mais longa, englobando uma palestra ou treinamento prévio.
Por último, vale destacar que o almoço pode se tornar um jantar. Seguindo as mesmas premissas e objetivos, com a mudança de horário o evento passaria apenas por algumas pequenas alterações para se adaptar à uma ocasião noturna.
Por que realizar um evento corporativo neste modelo?
Independente do formato, a realização de eventos corporativos já está há algum tempo no radar das empresas. O motivo? Eles proporcionam networking, fortalecem a imagem da marca, atraem potenciais clientes, ou unificam ainda mais os colaboradores.
Para reforçar o impacto dos encontros empresariais, confira esse dado: um levantamento da Harvard Business Review com a Splash, indicou que 1 terço das grandes empresas já investem cerca de 20% do orçamento de marketing em eventos.
Agora, quando falamos sobre almoço empresarial, essa iniciativa é uma forma de trazer diversidade e leveza nos encontros corporativos. Este tipo de evento oferece alimentação, conforto, e fomenta conexões estratégicas importantes.
Seu formato um pouco mais descontraído estimula os participantes a interagirem mais, conversarem sobre a temática do encontro, e por isso é uma boa pedida para as empresas que buscam essa abordagem.
Confira como organizar um almoço empresarial de sucesso
Como qualquer outro evento, um almoço empresarial precisa de planejamento prévio. Existe uma série de decisões e checklist a se fazer para que tudo corra bem.
Elencamos três pontos de atenção na hora de organizar o evento, para que ele seja um sucesso. Confira:
A escolha do menu
A princípio, existem dois modelos de menu mais usados: os empratados e o serviço americano.
No serviço de empratados, servem-se os pratos prontos. Usualmente, os pedidos são retirados pessoa por pessoa e então a escolha é levada até o convidado em um determinado horário.
Um menu de empratados é ideal para eventos mais intimistas, ou seja, com uma quantidade menor de pessoas. Uma das principais vantagens é que não é preciso se deslocar no espaço, ou mesmo criar filas para se servir e então comer.
Por fim, sobre esse tipo de serviço, vale ressaltar que ele traz certa elegância ao evento. Além disso, é recomendado que a mesa esteja montada, com todos os talheres necessários para cada um dos pratos posicionados corretamente.
Agora, vamos falar sobre o chamado serviço americano. Ele é muito comum em casamentos, e atende com mais facilidade eventos maiores. Por isso, se o seu almoço empresarial terá um grande volume de convidados, esta pode ser uma opção interessante.
No buffet americano, montam-se ilhas ou estações com opções de comida. Desta forma, cada pessoa se serve no momento em que desejar e pode montar o seu prato com as opções e quantidades que desejar.
Neste segundo formato de menu é importante ter atenção às filas. Assim, dependendo da quantidade de convidados, é indicado montar mais de uma ilha para que eles não precisem esperar.
Devo investir em decoração?
Há quem pense que não se fala em decoração na hora de organizar os eventos corporativos. Mas, ela faz toda a diferença! Só é preciso entender a identidade do empreendimento e o tipo de evento.
Em um almoço empresarial, por exemplo, uma dica é usar mesas montadas com os utensílios necessários como souplats, forros, talheres, taças e copos. Flores também são usadas, normalmente como uma decoração central na mesa, discreta, mas presente.
Quanto às cores usadas, vale investir nas tonalidades que a empresa leva em sua marca. A utilização delas, gera um sentimento de identificação com a identidade visual da empresa. É possível usar as colorações no forro da mesa, nas flores, iluminações e outras opções.
Pense na dinâmica do almoço empresarial
Como falamos anteriormente, um almoço corporativo pode ter um formato mais curto, mas pode ser mais longo se houver alguma palestra, por exemplo. Por isso é fundamental definir qual será a dinâmica do evento.
Haverá algum workshop, bate-papo, treinamento prévio? Se sim, é importante definir o horário de início e o tempo que esse primeiro momento levará para que o almoço não seja iniciado tão tarde.
Será realizado algo após o evento? Se não, uma ideia é encerrar o encontro oferecendo café e Petit Four, que são pequenos doces e biscoitos.
Center Convention já recebeu eventos do modelo
O Center Convention recebe com conforto e praticidade diversos tipos de eventos. As salas modulares e os outros espaços, permitem que encontros com um maior ou menor número de convidados seja promovido.
Em agosto deste ano, um dos eventos que o local recebeu foi um almoço empresarial. O encontro contou com a presença de mais de 120 pessoas e o espaço foi moldado de forma específica. Foram usadas mesas redondas de até oito lugares (tradicional para almoços e jantares corporativos), decoração com tons neutros, e um pequeno palco foi montado, pois um talk show foi promovido antes do almoço.
Além disso, o menu escolhido pela empresa contratante, por exemplo, foi uma das opções que citamos acima, o americano, em que cada pessoa se serve.
Quer realizar seu evento no nosso espaço?
Tem interesse em realizar seu evento no Center Convention? Você pode conferir toda a infraestrutura disponível no Convention e em todo o Complexo Center Shopping, falando com a nossa equipe. Chame a gente pelo (34) 3239-8300 ou e-mail comercial@centerconvention.com.br. Você também pode reservar uma data clicando AQUI.