Não é novidade que o setor de eventos, comunicação e outras áreas utilizam de diversas estratégias para terem sucesso em seus projetos. Um exemplo é o marketing de influência, uma ferramenta que potencializa o alcance de informações e vem se tornando cada vez mais popular.
Além disso, essa estratégia utiliza um canal de comunicação que é fundamental para eventos, especialmente aqueles abertos ao público: as redes sociais. Atualmente é quase impossível pensar em shows, cursos, workshops, e até mesmo encontros sociais sem pensar em redes sociais. Afinal, elas estão a um clique de distância: uma pesquisa da Kepios, apontou que mais da metade da população mundial faz uso diário das ferramentas.
Em conclusão, marketing de influência é uma tendência e produtores de eventos e empresas precisam ficar por dentro dessa estratégia para ter um encontro de sucesso. Confira mais informações sobre o assunto e dicas, lendo esse conteúdo completo.
O que é marketing de influência?
Primeiramente, antes de entrarmos no mundo dos eventos, vale entendermos o que é esse marketing de influência. De forma geral, é uma estratégia que acontece nas plataformas digitais, como Instagram, YouTube, TikTok e LinkedIn.
O objetivo é desenvolver ações focadas em indivíduos que exerçam influência sobre potenciais clientes de uma marca, os chamados influenciadores digitais. Essa prática é utilizada pois esses indivíduos hoje influenciam – e muito – a decisão de compras do público.
A efetividade desta estratégia é comprovada pelos crescentes investimentos das marcas: a empresa de pesquisas e marketing PQ Media divulgou um levantamento que investimentos globais em marketing de influência aumentaram 21,5% em 2022, alcançando US$ 29 bilhões.
Dessa forma, em resumo: as marcas fecham contratos ou parcerias com esses influenciadores digitais para que os mesmos divulguem em seus perfis, projetos, produtos, serviços ou novidades das marcas.
A importância do marketing de influência para eventos
Agora, falando sobre essa estratégia na divulgação de eventos, é importante destacarmos a importância dela. Especialmente para este setor, o marketing de influência ganha um potencializador: a experiência. Afinal, de forma geral um evento – seja ele corporativo ou social – ‘vende’ principalmente uma experiência para o público.
Dessa forma, utilizando os influenciadores digitais por meio do marketing de influência, é possível divulgar essa vivência oferecida pelo evento e fazer com que o público a deseje. Isso faz com que a atração de pessoas para o momento seja maximizada.
Como usar uma estratégia de marketing de influência no seu evento
Você já sabe o que é o marketing de influência e a importância dele para o sucesso do evento. Mas afinal, como aplicá-la em eventos? Existem algumas práticas que vão garantir que essa estratégia seja eficaz, afinal se não for bem implementada, uma ação de marketing de influência pode não trazer os resultados esperados.
Confira algumas dicas simples para te ajudar nesta tarefa:
Seja estratégico na escolha dos influenciadores
Pense no seu evento, o estilo, objetivo, perfil do público e tenha em mente que o influenciador precisa ter ‘fit’ com o momento. A seleção dos influenciadores precisa ser extremamente criteriosa, pois o público está cada vez mais atento a essa relação marcas x influenciadores para entender se o que a pessoa está divulgando é realmente algo que ela iria, usuária ou compraria.
Escolher pessoas somente com base no número de seguidores já não é mais estratégico, é preciso olhar além e pensar no público que o influenciador alcança, os tipos de publicação, taxa de engajamento, tom de voz e mais.
Forneça informações completas
Antes de tudo, é preciso um briefing completo! Ele permitirá que o influenciador entenda a fundo como será o evento e como trabalhar isso nas redes sociais, e assim a estratégia de marketing de influência se torna mais efetiva.
Desta forma, compartilhe desde informações básicas como data, horário, local e público-alvo, até dados mais específicos sobre o porquê o evento está sendo promovido, inspirações que a equipe de organização teve, e até mesmo objetivos futuros com a realização do momento.
Envie de press kits e cupons
Por fim, essa é uma prática muito comum em ações de marketing de influência e incentiva tanto o próprio influenciador – pois o mesmo se sente valorizado e tem acesso à mais informações sobre o evento – quanto o público.
De forma geral, o envio de press kit são caixas com materiais de divulgação, por exemplo brindes do evento, ingressos e algum material com mais informações sobre o momento, reforçando data, horário, atrações e etc.
Vale reforçar que quanto mais criativo e bonito for o press kit, maiores as chances do influenciador fazer mais postagens sobre. Agora, em relação ao cupom de desconto, essa é uma forma de estimular as vendas. Você disponibiliza um código para o influenciador, que o mesmo pode divulgar para seus seguidores terem acesso a valores diferenciados no caso de compra de ingressos.
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O espaço do Center Convention se adapta aos mais variados tipos de eventos, por isso, realize seu encontro com a gente! Você pode conferir toda a infraestrutura disponível no Convention e em todo o Complexo Center Shopping, falando com a nossa equipe. Chame a gente pelo (34) 3239-8300 ou e-mail comercial@centerconvention.com.br. Você também pode reservar uma data clicando AQUI