Sabia que de acordo com um levantamento da Falconi, de 100 empresas entrevistadas, apenas 10% declararam ter um planejamento estratégico bem definido para os próximos anos? Por isso, é fundamental que os líderes das empresas separem um tempo e tracem metas, projetos e possíveis cenários para o próximo ano.
Essa iniciativa pode garantir o sucesso de qualquer negócio e é geralmente no final do ano que as empresas voltam os olhares para esse planejamento futuro.
O planejamento estratégico ainda é visto por muitas pessoas como algo mais abstrato, mas é fundamental para apontar os melhores caminhos que uma organização deve seguir, por exemplo.
Por isso, a dica de ouro é que gestores e líderes organizem um momento, ou mais, para traçarem os “próximos passos”. Agora, já se foi o tempo em que esses encontros eram caracterizados apenas como reuniões, hoje, é possível organizar encontros diferentes.
Para garantir que os momentos para traçar esse planejamento estratégico sejam um sucesso, bem organizados, e com a praticidade e conforto que pede, é só continuar lendo nosso conteúdo abaixo.
O que é um planejamento estratégico
Primeiramente, vamos entender o que é um planejamento estratégico. Vale ressaltar logo de início que é uma prática que demanda um comprometimento dos líderes e gestores. Isso inclui os responsáveis por todos os setores da empresa: administrativo, operações, finanças e marketing, por exemplo.
Por que este esforço conjunto? Pois este planejamento basicamente é o processo de elaborar a estratégia de uma organização, assim como ela será aplicada em busca de resultados. Ou seja, todas as áreas precisam estar envolvidas, pois o crescimento da empresa ou instituição deve acontecer de forma uniforme.
Podemos dizer que ele funciona como um GPS. Antes de iniciar a trajetória do negócio, no caso o próximo ano, você determina para onde gostaria de ir, qual rota gostaria de fazer, e caso tenha algum imprevisto, qual o caminho alternativo.
A importância de definir o planejamento estratégico para sua empresa
Já deu para perceber que um bom planejamento estratégico depende de todos os setores do empreendimento, e afeta a todos também. Com este plano bem traçado, fica mais fácil para líderes e colaboradores trabalharem no dia a dia, desenvolverem projeto e pensando nos resultados que devem ser alcançados e os “caminhos” a serem percorridos.
Além disso, é uma excelente forma de engajar e demonstrar segurança aos funcionários. Isso porque, ao conseguirem “visualizar” o que está planejado para o próximo ano, as pessoas passam a ter um objetivo e a trabalhar em prol dele. Além do que, entender o que está por vir e quais as metas e próximos passos é muito melhor do que não ter parâmetros, ou entender minimamente o que os CEOs pensam para os próximos meses.
Alguns impactos positivos do planejamento estratégico para a sua empresa são:
- Melhora a comunicação entre líderes e equipes;
- Permite que os gestores entendam quais investimentos poderão ser feitos;
- Possibilita antecipar alguns possíveis problemas do mercado. Assim como preparar a empresa para enfrentá-los;
- A tomada de decisão é otimizada, pois será baseada em informações e dados reais.
Organizando encontros para definir o planejamento estratégico
Muitas pessoas veem esse momento de planejar o próximo ano como algo burocrático, tenso e complicado. Entretanto, é possível e extremamente importante, organizar encontros de planejamento que ofereçam aos participantes tudo que precisam.
Conforto, privacidade e praticidade são fatores fundamentais, pois com eles, os líderes conseguem focar totalmente na tarefa que precisam cumprir, e a terminam com sucesso.
Atualmente, muitas empresas optam por realizar este planejamento estratégico juntamente com um almoço, um coffee break, ou até os dois juntos. Isso porque alguns encontros deste tipo podem durar o dia todo, ou até mais de um dia.
Se você está planejando organizando algum momento neste formato, trouxemos 3 dicas fundamentais, confira:
Entenda qual será a duração da reunião
O primeiro passo é entender qual será a média de tempo gasto nesse encontro. Com essa informação em mente é possível fazer a locação do espaço (caso seja o cenário da empresa) pelo tempo correto, e também pensar em questões como a alimentação.
Uma prática comum desses encontros de planejamento estratégico é realmente fazer uma imersão no tema. Para isso, é interessante garantir água, suco, refrigerantes, cafés e chás, para os participantes. Assim como as refeições adequadas. Por exemplo, se a reunião for acontecer apenas pela manhã, um coffee break é uma opção interessante. Entretanto, se o encontro se estender durante o dia, porque não oferecer um almoço especial?
Enfim, entendendo qual será a duração deste planejamento, é possível definir diferentes questões práticas, como locação e alimentação, que são fundamentais.
O momento pede privacidade
Determinar o planejamento estratégico de uma empresa demanda concentração. Por isso, o ideal é escolher um local em que os envolvidos neste momento não sejam interrompidos ou precisam lidar com movimentação e barulhos externos.
Desta forma, os líderes e gestores conseguem focar totalmente na importante tarefa que precisam cumprir.
Ofereça todas as ferramentas necessárias
Neste momento, é importante ter em mãos tudo que pode ser necessário. Por exemplo, projetores, som, notebooks, e flipcharts (que funcionam como um quadro para exposições didáticas ou apresentações).
Além disso, uma outra dica interessante é oferecer um “kit de preparação” para os participantes. Nele, devem constar informações básicas, quais pontos precisam ser definidos em cada setor da empresa. Ou até mesmo um espaço de recapitulação do que foi feito nos últimos meses e os resultados alcançados.
Os espaços ideais do Center Convention
Um local adequado para a reunião de planejamento estratégico é fundamental. No Center Convention alguns espaços são fundamentais para isso. São espaços menores que podem comportar apenas um encontro com cinco ou seis líderes, ou locais um pouco maiores que atendem com conforto grupos de 20 pessoas mais um espaço para alimentação.
Ao total, 28 eventos podem ser realizados simultaneamente no Convention, e as salas menores e mais reservadas são perfeitas para receber um encontro para planejamento empresarial.
O público conta com:
- As salas Sarah Kubitschek: 4 salas, modulares, com capacidade máxima de 130 pessoas;
- Salas Grande Othelo: 2 salas com capacidades de 50 e 24 pessoas;
- Salas Santos Dumont: 3 salas executivas equipadas com mobiliário de alto padrão para reuniões e equipamento de mídia.
Quer realizar seu evento no nosso espaço?
Tem interesse em realizar seu evento no Center Convention? Você pode conferir toda a infraestrutura disponível no Convention e em todo o Complexo Center Shopping, falando com a nossa equipe. Nos chame pelo (34) 3239-8300 ou e-mail comercial@centerconvention.com.br. Você também pode reservar uma data clicando AQUI.