O fortalecimento de uma marca se dá por meio de diversas iniciativas, sendo que as ações de marketing são as mais tradicionais. No entanto, outra forma de ampliar a relação da empresa com diversos públicos são os eventos corporativos, que têm crescido e se transformado.
De acordo com a Associação dos Promotores de Eventos, anualmente são realizadas mais de 590 mil atividades no país, com uma movimentação financeira superior a R$270 bilhões, o que responde por aproximadamente 4% do PIB Nacional. Para 2022 a expectativa é de um crescimento de 60%, em relação ao ano passado.
O que é um evento corporativo?
Conhecidos também como eventos empresariais, os eventos corporativos são destinados a fomentar relacionamentos da marca com seus públicos-alvo. Além de levar conhecimentos, fazer lançamentos e fortalecer laços, dentre outras possibilidades.
A diferença deste tipo de evento em relação aos sociais, como aniversários, casamentos e outras comemorações, é que eles têm um foco em negócios. Mas, nem por isso um evento corporativo não pode ter shows, jantares, almoços e outras iniciativas que são comuns nos eventos sociais, e vêm como complemento às ações corporativas.
Neste direcionamento corporativo, os eventos podem ser realizados de formas variadas, como convenções, feiras, treinamentos, palestras, mesas redondas, workshops, congressos e lançamentos de marcas, produtos, serviços e até mesmo projetos.
Por que o evento corporativo é importante?
A publicitária de formação e organizadora de eventos corporativos há quase 20 anos, Ismália Queiroz, proprietária da Gaia Eventos Corporativos, destaca que o evento é uma oportunidade de criar um vínculo maior entre convidados e a marca realizadora, assim como as apoiadoras. “O evento corporativo é uma grande oportunidade para a marca oferecer uma experiência aos seus convidados, utilizando o conceito de branding emocional, que levam as pessoas a estarem conectadas de forma mais integrada com a marca, por meio de ações que além de conhecimento oferecem oportunidade de confraternizar, reunir, engajar e fortalecer os laços. Estes eventos são uma ferramenta para a marca”, destaca.
A organizadora de eventos corporativos lembra, ainda, que diante da importância é necessário ter cuidado ao realizar estes eventos. “Não é uma atuação de apenas contratar serviços, como buffet, decorador, palestrante e chamar convidados, dentre outras ações técnicas. É algo mais complexo em que temos de ter o objetivo de fortalecer a marca com o seu público, e para isso é preciso ter estratégia. O olhar do profissional que organiza não pode estar apenas nas contratações, mas ele precisa ir além e ter um envolvimento com a marca para construir o que ela busca e dar resultados. Temos que entender o que o cliente quer para gerar o evento e superar as expectativas”, acrescenta Ismália Queiroz.
Tendências para eventos corporativos
Aproveitamos a especialista em organização de eventos para entender quais são as tendências para o setor. Confira alguns pontos destacados por Ismália Queiroz:
O primeiro ponto que ela colocou é que estamos vindo de um período intenso de eventos online, por conta da pandemia, e que nos conectaram a uma velocidade muito maior, do que a esperada, com novas opções relacionadas à tecnologia. Confira:
- Devido ao período de eventos online intensos, por conta da pandemia, que levou uma velocidade de conexão muito maior do que se esperava, novas opções relacionadas à tecnologia foram surgindo. Portanto, fiquem de olho e apliquem as soluções tecnológicas.
- Precisamos estar atentos ao que vivemos neste período e aos aprendizados. Por exemplo: não faz mais sentido ter lista de papel para o evento.
- Estamos mais conectados com o online e as tecnologias estão muito mais acessíveis, sendo um caminho sem volta.
- As pessoas tinham mais receio e até dificuldade de usar o QR Code, ou fazer um cadastro online, mas hoje estas iniciativas são parte deste público dos eventos corporativos.
- As soluções tecnológicas não mais intimidam as pessoas, como antes, e podem ser aplicadas aos eventos de forma muito mais efetiva.
- Assim, usa-se mais painéis de led, inovações e ferramentas de interação e pesquisa online, que conectam de forma mais imediata as pessoas ao conteúdo.
- O evento híbrido é tendência e não deve acabar. Se antes uma empresa realizava apenas uma convenção, por questões de custos de reunir equipes espalhadas por cidades diferentes, agora ela pode fazer quatro convenções presenciais com transmissão. Temos uma integração efetiva do presencial e online.
Experiência no Center Convention
A empresária e organizadora de eventos já tem três eventos fechados que serão realizados no Center Convention, e está com outro em negociação. Ela destaca um dos pontos que considera ser diferenciado para realizar ações no espaço. “O Convention é um lugar que permite inovar, transformar, sair do padrão, dar identidades variadas ao evento. Sua estrutura, renovada inclusive neste ano, oferece estas condições, com uma mobilidade que permite ter salas como se deseja e fazer as montagens que precisamos”, conta Ismália Queiroz.
Para concluir, ela destaca um aspecto que trata como sendo algo que encanta. “Estar no Complexo Center Shopping é algo que favorece a todos. Tem tudo sem necessidade de deslocamentos, com estacionamentos amplos e completos. A facilidade é enorme e se tem todas as condições necessárias para o evento, e para todos envolvidos, de participantes a organizadores e fornecedores”, concluiu a empresária.
Além do Center Convention, o Complexo Center Shopping conta com o Mercure Uberlândia Plaza Shopping, o Center Shopping mall, a torre de negócios do Uberlândia Business Towers – UBT e o espaço Center Office.
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