A comida árabe é conhecida pelos sabores marcantes dos temperos típicos da região, e entre os dias 13 e 22 de janeiro, o Clementina Bar e Ristoranti traz toda a potência desta gastronomia no ‘Festival Cozinha Árabe by Chef Tyales Veiga’. O menu completo foi desenvolvido pela equipe responsável por Alimentos e Bebidas do Center Convention e oferece opções de entrada, prato principal e sobremesa que poderão ser adquiridos pelo valor de R$130 por pessoa.
O Clementina, assim como o Center Convention, está localizado no complexo Center Shopping, mais especificamente no Mercure Hotel Plaza Shopping. O restaurante funciona todos os dias a partir das 17h, e aqueles que querem degustar uma boa comida árabe no festival, já podem fazer reservas pelo site clementinabareristoranti.com.br.
Assim como aconteceu em 2022, neste ano o objetivo do festival temático é apresentar ao público as riquezas das culinárias ao redor do mundo. A estrela da vez é a comida árabe, mas no último ano o restaurante promoveu momentos para os amantes de comida italiana, argentina e mediterrânea. O menu desta edição conta com carnes, laticínios, temperos, grãos e legumes que são muito presentes nas receitas tradicionais. Tudo isso unido com técnicas modernas da gastronomia contemporânea.
Confira quais são os saborosos pratos que compõem o menu do Festival
O Festival oferece um menu completo, ou seja, opções de entrada, prato principal e sobremesa. O objetivo é promover uma viagem e descobertas gastronômicas pela culinária árabe.
O chef Tyales Veiga, que é parte da equipe de Alimentos e Bebidas do Center Convention, assim como do Clementina, elaborou o menu juntamente com a equipe.
Ele conta como foi elaborar o menu e trabalhar com a comida árabe. “Essa é uma gastronomia que tem muita personalidade e é um grande destaque na cultura milenar dos países do Oriente Médio. O tabule, charuto e falafel, por exemplo, são apenas alguns dos pratos típicos, mas existem uma infinidade de receitas que carregam o mix de sabores, aromas e alimentos da cozinha árabe. Em nossos festivais gastronômicos do Clementina buscamos sempre explorar essa riqueza culinária e apresentar ao nosso público, pratos que muitas vezes as pessoas não conhecem”, destacou ele.
Agora, confira quais são as deliciosas e ricas comidas árabes que o público poderá conferir no Festival.
Entradas
Ao total, são três opções de entradas, que trazem diferentes produtos e temperos famosos na culinária árabe. As receitas atendem tanto ao público carnívoro, quanto ao vegetariano, com delícias sem adição de carne. Confira:
- Manakish Bi Zaatar: é um pão de aparência fina, com textura crocante e perfumado com temperos. Essa delícia pode vir acompanhada de diferentes recheios e sabores por cima. No Festival, o público poderá conferir uma versão com Zaatar, uma mistura de especiarias usada como condimento, e muito presente na culinária síria e libanesa.
- Babaganoush: um dos pratos mais tradicionais da gastronomia árabe, que carrega muito sabor e história dos povos do oriente médio. Se trata de uma salada feita de purê de berinjela assada ou grelhada com diferentes temperos, tahine e suco de limão.
- Kibbeh Nayeh: no Brasil, essa é uma das comidas árabes mais conhecidas, e em tradução literal, é o quibe cru. Um corte bovino, por exemplo o cordeiro, servido de forma crua e picada de forma bem delicada e pequena, misturado com bulgur fino e especiarias.
Pratos principais
Agora, para os pratos principais, os amantes da comida árabe também contarão com três opções de receitas típicas que unem sabor, técnicas gastronômicas e muita tradição. Além disso, vale ressaltar que as delícias podem ser adaptadas e atender também aos vegetarianos. Confira quais são:
- Musakhan: no Festival, uma das opções de prato principal é o Musakhan, também conhecido como muhammar. Um delicioso prato palestino com frango assado com cebola, sumagre, que é uma especiaria de cor avermelhada, pimenta da Jamaica e outros temperos especiais. Essa delícia vem servida com pão taboon, que é levemente achatado e fermentado.
- Mansaf: outra tradição quando se fala de comida árabe é este prato. Feito com carne de cordeiro cozida em um molho de iogurte fermentado seco, é servido com arroz e uma das delícias mais populares da Jordânia.
- Hashweh: mais uma opção de prato principal no Festival, traz temperos que marcam a culinária árabe como cominho, pimenta síria, páprica e canela. O público poderá provar um arroz diferente, adornado com carne, nozes torradas e passas, e muito aromático e temperado.
Sobremesas
Por último, mas não menos importante, as sobremesas! A comida árabe conta com diferentes receitas de doces, e para o ‘Festival Cozinha Árabe by Chef Tyales Veiga’, duas opções foram selecionadas. Os pratos são uma excelente pedida para encerrar com ‘chave de ouro’, essa viagem gastronômica.
- Baklava: as opções de sobremesa também carregam a tradição da comida árabe. A Baklava é um tipo de pastel elaborado com uma pasta de nozes trituradas, envolvida em massa filo e banhada em xarope ou mel.
- Maamoul: por fim, um delicioso doce libanês que é bastante versátil. Produzido a base de semolina, leite e manteiga, no Festival, traz um recheio de tâmaras e castanhas.
Conheça o chef Tyales Veiga
Tyales Veiga tem mais de 20 anos de experiência e está à frente da cozinha do Clementina desde o ano passado. No restaurante, comandou e assinou o menu dos festivais de comida italiana, argentina e mediterrânea que aconteceram em 2022. Tyales é especialista em Cozinhas do Mundo pela Le Cordon Bleu Paris, e químico da gastronomia pela Universidade de Harvard. O chef também acumula diversos prêmios de cozinha e participações em festivais gastronômicos internacionais, e atuou por 12 anos em restaurantes da Galícia.
Comida árabe: confira um pouco da história desta culinária
Você provavelmente já provou algum prato de comida árabe com estes ingredientes, não é? Isso porque a popularidade desta culinária só cresce no Brasil e no mundo.
O iFood, por exemplo, empresa atuante na entrega de refeições via internet, registrou aumento de 46% no número de restaurantes cadastrados na plataforma que oferecem comida árabe.
Depois de conferir como o Festival funcionará, quais pratos serão oferecidos, e popularidade desta gastronomia, vamos conhecer um pouco mais a história da comida árabe e suas características.
Quando falamos da origem da comida árabe, assim como de outras gastronomias, é difícil precisar quando e como surgiu. Entretanto, é comumente ligada à região da antiga Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates. E por isso, é uma gastronomia que sempre influenciou muito países próximos como a Pérsia, Creta e Egito.
Podemos dizer que é uma gastronomia com personalidade forte. As variedades e o uso de diferentes especiarias e temperos é algo que marca os pratos, de opções salgadas até as doces. Por fim, de forma geral, é uma culinária que utiliza muito o trigo, cevada, tâmaras, carne, arroz e produtos derivados do leite, por exemplo.
Faça seu evento gastronômico no Center Convention ou no Clementina
Se inspire neste incrível Festival de comida árabe, que conta com o trabalho da equipe de A&B do Center Convention e faça um evento gastronômico com a gente! Você pode escolher a área do Center Convention, ou ainda o espaço de Eventos no Clementina.
Nossa equipe está pronta para te receber e te apoiar para que desenvolva um evento diferenciado, e com o melhor da gastronomia.
Fale com a gente em (34) 3239-8300 ou comercial@centerconvention.com.br
Quer uma agenda para fazer seu evento com a gente, reserve uma data, clicando AQUI.