Com a chegada do mês de dezembro iniciam também as preparações para as festas de Natal. Famílias, amigos e empresas organizam encontros para comemorar o final do ano e também o dia 25, que é uma das datas mais populares do país.
A festividade é aguardada por brasileiros de todas as regiões do Brasil. Para se ter uma ideia da importância, uma pesquisa feita pela MindMiners apontou que 55% dos entrevistados sempre comemora o Natal. Sendo que entre aqueles que comemoram, 69% afirmam gostar ou gostar muito da data.
Agora, quando pensamos em festas de Natal, o menu da ceia sempre é algo que vem à mente, não é mesmo? Alguns pratos já são tradição, como peru, panetone, chester e mais.
Outro ponto importante são as bebidas. Em festas de Natal, uma opção muito comum são os vinhos, que atendem bem festas familiares, corporativas ou entre amigos. E por isso preparamos um conteúdo completo sobre como fazer uma harmonização de vinhos ideal para o menu de Natal.
Como começaram as comemorações natalinas
Antes de falarmos sobre menu para ceia de Natal e as melhores harmonizações de vinhos, vamos entender um pouco como surgiram as comemorações natalinas.
Celebrado anualmente no dia 25 de dezembro, o início das celebrações de Natal ainda é pauta de discussão para muitos historiadores. Entretanto, estudos apontam que a tradição surgiu em algum momento entre o século II d.C. e IV d.C.
Para muitos, as festas de Natal possuem um vínculo religioso forte, e uma outra caraterística que a cada ano ganha mais força é a confraternização. Ainda de acordo com o levantamento da MindMiners, 84% dos entrevistados concordam que esse é um momento de reunir amigos e familiares.
Com o passar dos anos algumas tradições surgiram e dão “cara” a essa data comemorativa. Árvores de natal, o Papai Noel, o momento de presentear os familiares, e a própria ceia são algumas questões que caracterizam o Natal para muitas pessoas.
Entretanto, algo interessante de se destacar é que essa data é celebrada também de maneiras diferentes em alguns países. Por exemplo, no México, entre 16 a 24 de dezembro, são realizadas as famosas Posadas, com as quais se comemora a peregrinação de José e Maria a Belém. Rússia, Índia, Etiópia e muitos outros países também possuem celebrações únicas, mas a união é sempre algo presente.
Festas de Natal: a escolha do menu perfeito
Agora, falando sobre o menu para as festas de Natal, especialmente no Brasil, existem pratos que são tradições para os brasileiros. Usualmente, os encontros contam com opções de carnes, acompanhamentos, saladas, entradas e frutas.
Em relação às entradas, duas opções de destaque são as saladas e os canapés. Folhas frescas, frutas da estação, castanhas e sementes são boas pedidas para montar uma salada, assim como molhos agridoces ou com ervas finas.
Já os canapés podem ser servidos quentes, frios, com diferentes texturas e cores. Nós inclusive contamos com um material completo sobre canapés e finger foods em nosso blog. Para conferir algumas dicas sobre o tema, é só clicar aqui.
Sobre pratos principais, há uma infinidade de variedades. Entre as proteínas, contamos com o peru ou chester assado, que são sempre boas opções. Além disso, eles também casam bem com preparos que levam vinho tinto ou branco, por exemplo.
Ainda falando sobre carnes, apostar em peixes, como o bacalhau, é uma ótima maneira de garantir a tradição e um menu mais tropical e leve.
Em relação aos acompanhamentos, o ideal é pensar em combinações com a proteína escolhida. Uma boa pedida é fugir do arroz convencional, por isso aposte em risotos, arroz com nozes ou aromatizado com limão, que são opções interessantes além do arroz branco. Há ainda, o aligot, um prato francês que se assemelha ao purê de batatas, e que sempre chama a atenção.
Por fim, as sobremesas, e neste quesito as tortas, panna cotta, tiramisú, e o tradicional panetone são bons exemplos que podem ser incluídos no menu.
Como harmonizar vinhos com o cardápio de Natal
Bom, agora vamos pensar em bebidas. Elas são parte fundamental de uma confraternização e dão um ‘up’ no menu escolhido quando a harmonização é bem feita. Pensando nas festas de Natal, os vinhos estão sempre presentes e fazem sucesso entre os convidados.
Por isso, para garantir a escolha perfeita, uma dica é pensar nas proteínas que irão compor o menu. Por exemplo, um peru ou lombo assado podem sim casar bem com vinhos tintos, que têm grandes admiradores. Neste caso, a indicação é pensar em vinhos com uvas Pinot Noir, Merlot, Tempranillo ou Sangiovese.
Falando de harmonização entre vinhos e carnes vermelhas, saiba qual corte será usado no prato e a quantidade de gordura dele. Assim, carnes mais magras vão bem com vinhos de uvas Pinot Noir e com tanino médio, ou seja, que tem uma característica mais “macia”.
Já em relação aos peixes, a indicação mais tradicional são vinhos brancos cítricos e frescos. Se sua festa de Natal terá alguma proteína deste tipo no menu escolhido, vinhos com uvas Sauvignon Blanc, Verdejo, Pinot Grigio e Muscadet garantem uma boa harmonização.
Por fim, uma dica extra. Há aqueles que não pensam em uma festa de Natal sem panetone. Assim, se sua comemoração for contar com esta delícia como sobremesa, no caso dos mais tradicionais com frutas cristalizadas, a harmonização com espumante Moscatel, um vinho leve e refrescante, é o ideal. Já, se for um panetone de chocolate, a indicação é o vinho do Porto, que tem uma característica ou mais seca ou com sabor mais doce.
Clementina Bar e Ristoranti contará com pratos especiais para as Festas de Natal
No Clementina Bar e Ristoranti, que assim como o Center Convention faz parte do Complexo Center Shopping, os pratos de Natal também serão especiais.
O Chef Tyales Veiga, que atua na equipe de Alimentos e Bebidas do Convention, e também na cozinha do Clementina, assina dois pratos que unem tradição e contemporaneidade. As duas opções são ótimas dicas para compor o menu nas festas de Natal e prometem agradar aos mais variados paladares. Agora, confira quais as duas receitas serão oferecidas no Clementina e se inspire:
- Risoto Natalino: risoto cremoso de beterraba com camarões salteados com chardonnay e emulsão de basílico.
- Bacalhau de Natal: uma receita clássica e extremamente saborosa para a festa de Natal. Composta por ingredientes típicos da temporada, como bacalhau, batata bolinha, mini cebola, alho confitado, alcaparras e regado com azeite de oliva extra virgem.
Agora, pensando na harmonização ideal de vinhos para os pratos de Natal do Clementina, o Chef Tyales dá duas indicações:
“Para o risoto, uma recomendação é o Villa Campobello Chianti DOCG, que tem uma coloração vermelho rubi. No nariz ele é intenso e frutado, com fragrância de violeta e um ligeiro toque de cereja. Já na boca, é seco, equilibrado e ligeiramente tânico”, explica ele.
“Mas, para o bacalhau, recomendamos o Tons de Duorum, um novo vinho elaborado com as variedades de uvas Touriga Franca, Touriga Nacional, e Tinta Roriz. Os aromas são dominados pelas frutas vermelhas como o morango, framboesa, amora e a ameixa. Além disso, possui uma acidez bem integrada no volume e no corpo do vinho”, indica o chef Tyales.
Quer realizar seu evento no nosso espaço?
Tem interesse em realizar seu evento no Center Convention? Você pode conferir toda a infraestrutura disponível no Convention e em todo o Complexo Center Shopping, falando com a nossa equipe. Chame a gente pelo (34) 3239-8300 ou e-mail comercial@centerconvention.com.br. Você também pode reservar uma data clicando AQUI.