Eventos são experiências que ficam na memória, independente do tipo, seja social ou mesmo corporativo. Por isso, práticas focadas em marketing experiencial vem ganhando cada vez mais espaço em festas, palestras, workshops para garantir um momento ainda mais marcante aos participantes.

Existem diversas ações que podem ser desenvolvidas com o objetivo de despertar diferentes experiências. Para ser assertivo, é preciso pensar no objetivo do encontro e então elaborar a melhor interação. 

Neste conteúdo você vai poder entender um pouco mais sobre:

  • O que é marketing experiencial 
  • As vantagens destas práticas
  • Como implantar ações focadas na experiência

Agora, continue a leitura para ficar por dentro do tema!

 

O que é marketing experiencial?

Primeiramente, é interessante entendermos o que significa o marketing experiencial. É importante reforçar que se trata de um conceito que abrange tanto eventos, quanto empresas de venda de produtos e serviços. 

De forma geral, trata-se de uma estratégia que busca o engajamento do consumidor por meio de experiências com a marca. E os investimentos nestas práticas só crescem, afinal 74% dos consumidores entrevistados na pesquisa EMI/Mosaic Event Track apontam que se engajar com campanhas de experiência amplia suas chances de realizar uma compra.

Agora, falando sobre o marketing experiencial em eventos, as iniciativas irão buscar despertar sensações e sentimentos dos participantes de diferentes formas. Por exemplo, se seu evento é de lançamento de algum produto aromático, o marketing experiencial pode trazer uma ambientação com o aroma do produto, as cores e mais. 

E isso é fundamental, pois ao ir em um evento as pessoas se encantam por diferentes programações e experiências inovadoras em eventos.

As vantagens do marketing experiencial em eventos

A gente garante que tem muitos pontos positivos em investir em marketing experiencial em eventos! 

Um exemplo é o engajamento, isso porque experiências mais interativas fazem com que o público se sinta motivado a participar e engajar no evento. Consequentemente isso leva a uma outra vantagem, especialmente quando falamos sobre eventos comerciais: a divulgação espontânea. Isso porque ao se sentir engajado, o público se sente mais à vontade para postar e divulgar de forma on ou off a sua marca. 

Um outro exemplo são as conexões duradouras. Anteriormente pontuamos que essas experiências ficam na memória, são facilmente lembradas pelas pessoas e isso garante que a conexão com a sua marca ou evento seja mais forte. 

Dicas de como aplicar em eventos

Mas afinal, como aplicar essas práticas no seu evento? Uma ação de marketing experiencial muito usada são os espaços instagramáveis, que são locais bonitos, que valorizam a marca ou identidade do evento e garantem bons clicks. 

Outra aposta é uma experiência sensorial. Lembra-se que mais acima no texto mencionamos o exemplo de um lançamento de produto aromático e a ambientação do espaço com o aroma? Esta é uma ação de experiência sensorial. E é possível desenvolver iniciativas de práticas de marketing experiencial envolvendo também os outros sentidos, com alimentação ou até mesmo uma área de bem-estar com massagem, por exemplo. 

Além disso, outros dois pontos importantes a se pensar ao elaborar estratégias de marketing experiencial: 

  • Design de Experiência: é preciso planejar cada aspecto do evento para envolver os participantes em uma jornada emocional, desde a chegada até à partida. Uma ação isolada não faz sentido, é necessário planejar toda a ‘trajetória’ no evento. 
  • Storytelling: tenha em mente que ao contar uma história cativante que conecte os participantes emocionalmente ao evento e à marca, o público do evento terá uma experiência mais significativa e duradoura.

Center Convention já recebeu eventos com ações de marketing experiencial 

Ao passo que cresce o investimento de marketing experiencial em eventos, o Center Convention também recebe cada vez mais encontros com algum tipo de ação focada nessa estratégia. Recentemente, um destes eventos foi o simpósio UniTEA, que foi organizado pela Unimed Uberlândia e discutiu sobre o Transtorno do Espectro Autista. 

O evento reuniu cerca de 400 participantes, entre autistas, profissionais da saúde e da educação e comunidade geral, além de diversos palestrantes que abordaram o tema “Crianças autistas e sua relação com a sociedade: sinergia de esforços para um cuidado multidimensional”. 

E algo que chamou a atenção foi uma ação que despertou uma experiência sensorial nos participantes, desta vez, dando destaque a uma causa importante. Ao chegar no evento, que aconteceu no centro de convenções do Center Convention, o público passava por um túnel sensorial, construído em nosso Foyer, que despertou os sentidos (olfato, visão, audição e tato) e impactou os participantes logo na entrada do evento.

Ismália Santos Queiroz foi a responsável pela assessoria do evento e compartilhou como foi elaborar o projeto. ”Foi criado um um túnel na entrada do evento, onde a gente queria que as pessoas que chegassem no evento já tivessem um contato, sentindo como é viver na intensidade do sentido. Então as pessoas chegavam no evento, passavam pelo túnel e então conferiam um conteúdo muito rico”, contou ela.

Faça seu evento com a gente!

O espaço do Center Convention se adapta aos mais variados tipos de eventos, por isso, na hora de organizar um evento, conte com a gente! Você pode conferir toda a infraestrutura disponível no Convention e em todo o Complexo Center Shopping, falando com a nossa equipe. Chame a gente pelo (34) 3239-8300 ou e-mail comercial@centerconvention.com.br. Você também pode reservar uma data clicando AQUI.

 

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