A organização de eventos é sempre uma tarefa desafiadora. Planejamento, orçamento, negociações, alinhamento de datas, escolhas e muito mais envolvem este processo. Desta forma, é preciso dedicação em cada uma destas etapas para garantir um encontro perfeito. 

E ao mesmo tempo que é preciso se dedicar em cada etapa do planejamento e elaboração de um encontro, seja ele social ou corporativo, é necessário também criar maneiras e práticas para otimizar o processo. Afinal, agilidade, tempo e esforço despendido também são pontos de atenção na hora de planejar um evento. 

No conteúdo de hoje você irá conferir:

  • Dicas de otimizar a organização de eventos;
  • Os principais erros cometidos neste momento;
  • A importância da estratégia na organização.

Os principais erros na hora de organizar um evento

Antes de mais nada, e de falarmos sobre como otimizar a organização de eventos neste ano, é interessante entendermos o que prejudica os produtores neste momento. Afinal, quais os principais erros na hora de estruturar e executar o seu encontro?

É importante entendermos quais são essas falhas, pois muitas vezes elas impedem que os profissionais otimizem e melhorem a organização de seus eventos. Para que isso não aconteça é preciso evitar alguns erros como

  • falta de definição de budget;
  • delegação de tarefas de forma irregular; 
  • prazos apertados para entrega de produtos e serviços.

Para Ismália Queiroz, proprietária da Gaia Eventos Corporativos, além destes pontos acima, um dos principais erros é não se planejar.

“Planejar! Falando de eventos corporativos, você precisa entender e conhecer o seu público. Para quem é esse evento? O que você quer comunicar neste evento?  Entender o público que a empresa quer comunicar naquele evento é essencial, e aí você desdobra o planejamento em cima destes dois pensamentos iniciais. Planejar e alinhar com todos os fornecedores e também entre os fornecedores. Essa parte do planejamento, você contratar um serviço e nada conversar com nada faz com que você aumente suas chances de erro”, explica.

Por fim, vale reforçar que estar ciente de quais são esses erros possibilitam além de otimizar a organização de eventos, também evitar extrapolar o budget ou ter problemas com prazos e entrega de produtos e serviços. 

Como otimizar a organização de eventos?

Ao mesmo tempo em que é necessário saber os principais erros na hora de organizar um evento, é preciso estar por dentro de práticas que irão ajudar a otimizar este processo a fim de melhorar resultados. 

Existem ferramentas, técnicas e processos que são grandes aliados dos produtores para garantir essa otimização sem perder a qualidade da entrega. Vale reforçar que este é um ponto importante: de nada vale que a organização de eventos seja super otimizada e rápida, se o resultado não é positivo.

A importância da estratégia para melhorar a organização de eventos

Primeiramente, falando sobre otimizar a organização de eventos, um ponto é crucial: uma boa estratégia. Com ela é possível alcançar os resultados desejados de uma forma mais efetiva, assim como maximizar. 

Inicialmente é importante ter os objetivos do encontro bem definidos e eles então determinarão quais serão as estratégias. Além de uma estratégia envolver assuntos como metas, público e diversos outros fornecedores, um plano bem elaborado também engloba promoções, marketing de atração, parcerias estratégicas e colaborações. 

Dessa forma, a implementação de uma estratégia bem pensada é essencial para otimizar a organização de eventos. 

Dicas imperdíveis para otimizar a organização do evento com sucesso

Enfim, como otimizar a organização de eventos? Algumas práticas e dicas são simples e podem ser facilmente adotadas e já fazem uma grande diferença. Para exemplificar, elencamos algumas boas práticas que podem ser adotadas:

  • Planejamento Detalhado: o primeiro passo é ter um planejamento minuciosamente detalhado que te ajudará a prever as próximas etapas e não esquecer nenhum detalhe.
  • Equipe Qualificada: tenha uma equipe coesa, que entenda a importância de atribuir responsabilidades específicas a cada membro. 
  • Tecnologia a Favor: conte com ferramentas para facilitar, por exemplo, o registro de participantes, gerenciamento de convites, tarefas e prazos. 
  • Feedback Constante: receber feedback constante, tanto durante quanto após o evento, ajuda a identificar áreas de melhoria e aprimorar a organização de eventos futuros. 

Faça seu evento com a gente!

O espaço do Center Convention se adapta aos mais variados tipos de eventos, por isso, realize o seu evento com a gente! Você pode conferir toda a infraestrutura disponível no Convention e em todo o Complexo Center Shopping, falando com a nossa equipe. Chame a gente pelo (34) 3239-8300 ou e-mail comercial@centerconvention.com.br. Você também pode reservar uma data clicando AQUI.

 

Leave a comment

Abrir WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá 👋
Can we help you?