Os tradicionais bailes de debutante com direito à valsa, vestido rodado e a presença dos amigos seguem no ritual de muitas famílias, e sem previsão de perder o encanto. O que tem mudado as festas de 15 anos é a inserção da inovação e tecnologia, o que faz com que a escolha do local seja um diferencial importante.
Um bom exemplo de como tem sido a comemoração moderna desta idade marcante aconteceu no Center Convention Uberlândia. No dia 1 de julho, os gêmeos Laura e Henrique reuniram a sociedade em um badalado evento, com muitos efeitos especiais, luzes, show, DJ e ambientes instagramáveis.
A mãe dos jovens, Andrea Hartmann, conta que há muitos anos a filha já esperava por este momento. “É muito interessante porque ela sempre sonhou com esta festa dos 15 anos. Eu sempre falava com ela e oferecia uma viagem com as amigas, pois acreditava ser uma tendência, mas desde os 10 ou 11 anos ela falava que queria uma festa que abalasse o Brasil”, conta a mãe com sorriso de felicidade, às vésperas de transformar o pedido da filha em realidade.
Ao decidir que seria feita a festa, pois era o desejo dos aniversariantes, iniciou-se a busca pelo espaço, pensando em uma festa moderna, elegante e inesquecível. “Tivemos em lugares abertos, pensamos em ter um jardim, uma proposta diferente, mas tínhamos em mente o Center Convention, por conta de localização, segurança, serviço, suporte. Daí não encontramos outro espaço que atendesse as expectativas para a Laura e a Luiza, que foi a decoradora e desenhou o que desejamos”, relata.
Uma festa de 15 anos com a modernidade dos aniversariantes
“Eu queria uma festa que não fosse os 15 anos tradicional, com a menina feminina superdelicada e floral. Não podia ser assim”. Foi com esta frase que Andrea Hartmann começou a mostrar que o tradicional teria que abrir espaço para o moderno, tirando o ar formal e clássico, para criar a ideia de uma balada e com muita tecnologia, que entrou com projeções mapeadas possíveis graças ao suporte que o espaço oferecia. “Tudo que a decoradora pediu e a empresa que trouxe a tecnologia de Ribeirão Preto precisava tinha no corpo do espaço do Convention, sem necessidade de nada excepcional”.
Decoração com foco no perfil dos aniversariantes
Para realizar um sonho em uma festa de 15 anos, a decoração e transformação do espaço é essencial. Neste caso dos gêmeos, a responsabilidade ficou por conta da decoradora de eventos e artista floral, Luiza Fiorito, que veio de Belo Horizonte para fazer o evento. Ela conta que festas de 15 anos e eventos em geral passaram por muitas transformações, e destaca qual o foco principal. “Uma das coisas que mais me chama a atenção no mercado hoje em dia é que os clientes querem a essência deles materializada, então o que sinto na evolução da decoração dos 15 anos, é que eles querem algo que tenha a cara deles”, explica.
Se antes havia uma necessidade de seguir tendências, como por exemplo muitas flores no espaço, hoje é fundamental entender perfis. “Sento com os clientes, conheço a história, entendo a personalidade, o que gostam, para onde viajam, o porquê da escolha do local e transformo o espaço com a decoração. Cada evento é a cara do cliente e não temos mais que oferecer o que é padrão”.
Para este projeto ela seguiu bem o estilo dos gêmeos, ciente de que desde a entrada, a decoração ditaria a vibe da festa, mostrando para quem chega se seria clássica, animada, romântica ou tecnológica, que foi a opção dos aniversariantes, atendida com muita cenografia e efeitos. “Hoje o que não pode faltar são espaços instagramáveis, o ponto de foto, de divulgação. E não pode ser um ponto, a festa inteira tem que ser um ambiente que vai para a rede social, que será divulgada. Eles são da era digital, e viver o momento é postar o momento”, destaca Luiza Fiorito.
Uso da tecnologia em festas de 15 anos
Para dar vida ao que foi estruturado pela decoradora, com uso da tecnologia e muita inovação, a empresária Camila Riberto Ramos, da Multisolutions Eventos trouxe novidades para a festa. “As festas evoluem acompanhando o mundo e a sociedade e este é o momento da tecnologia na festa de 15 anos, esta é a palavra de ordem. Não temos mais festa apenas com flores, tem que ter muita luz, painel de led, projeção, e sempre um projeto muito forte com conceito e a presença forte do aniversariante”, explica.
Um aspecto essencial destacado pela empresária, é que a tecnologia é o meio, mas a sua utilização depende do espaço e de um projeto. “Pegando um painel de led como exemplo, ele pode uma placa de um metro, uma vitrine de uma loja, ou o cenário de 15 anos que pode virar um castelo ou qualquer coisa. A gente precisa pegar a tecnologia e saber trazer para o contexto do projeto”, destaca, ao lembrar que o local também tem que estar preparado e oferecer toda a infraestrutura para esta transformação, como acontece no Center Convention. “Aqui temos tudo o que precisamos e depois da reforma ficou muito melhor. A gente tem mais estrutura de trabalho, os investimentos deram um excelente resultado”, finaliza.
A organização de todo o evento
Com quase 25 anos de experiência na organização de eventos, inicialmente corporativos e depois também sociais, Ana Paula Paixão, proprietária da E2 Eventos foi a responsável por fazer acontecer esta festa de 15 anos, assim como tantas outras, em um mercado crescente. “Os 15 anos só cresceram e estamos no momento mais alto deles. Agora veio com tudo e não é mais apenas a tradição das flores, mas projetos diferenciados com o uso da tecnologia, em que o céu é o limite. É uma evolução extraordinária, uma explosão que estamos vivendo”, afirma a organizadora de eventos.
Uma mudança percebida pela empresária, é que não tem mais todas aquelas formalidades, protocolos e etiquetas tradicionais. “Hoje conseguimos fazer algo bem mais dinâmico, o que eles não querem é perder a festa, querem várias atrações em uma só noite e curtir cada minutos de cada festa, com domínio da tecnologia”, explica, lembrando que para este projeto foi programado além de muitos efeitos, a presença de DJ e também show ao vivo com o cantor Enzo Rabelo.
Mas de nada adianta uma programação que atende aos desejos e sonhos dos aniversariantes, sem que o espaço atenda às necessidades da organização dos eventos, com todos fornecedores, assim como do público.
E neste quesito, Ana Paula Paixão não teve dúvida sobre a escolha do Center Convention, lugar em que ela também já trabalhou no começo da carreira. “O Center retomou após esta forma e ficou ainda mais incrível. Aqui conseguimos fazer o que quiser e o uso da tecnologia casa perfeitamente. Temos ainda o shopping e hotel a nosso favor, é um espaço que engloba tudo e conseguimos atender com excelência os convidados e parceiros na execução do projeto. Preciso destacar a cozinha com gastronomia riquíssima, sem falar do piso em que de onde a gente quiser consegue tirar uma tomada, além de toda acústica. Todos os fornecedores que trazemos ficam encantados, e os convidados vivem momentos inesquecíveis”, concluiu a organizadora de eventos.