Conferências, casamentos, festas corporativas ou qualquer outra ocasião especial, dependem da qualidade do acolhimento oferecido aos participantes. A primeira impressão que um convidado tem ao chegar a um encontro é fundamental e influencia toda a sua percepção sobre o mesmo. Portanto, uma boa recepção em eventos é mais do que fundamental.
Por isso, ao planejar um encontro, seja ele social ou corporativo, é sempre importante que organizadores e produtores se preocupem em garantir que a recepção nos eventos seja impecável. Como garantir isso? Contando com uma equipe qualificada, oferecendo treinamento, definindo um espaço adequado e mais.
Para conferir mais sobre a importância de ter uma boa recepção e um pouco sobre o papel fundamental que esses profissionais desempenham em outros setores é só continuar a leitura.
Por que a recepção em eventos é tão importante?
Pense o seguinte: você acabou de chegar a um evento e não foi bem recepcionado, a entrada não estava visualmente bonita e você não foi abordado por ninguém dando boas-vindas. Má impressão, não é mesmo? Justamente por isso é necessário estar atento e planejar bem a recepção em eventos.
Uma recepção calorosa e organizada cria uma impressão positiva, tornando os convidados mais propensos a desfrutar do evento e a participar ativamente. Mas, para além disso, existem outros vários motivos que reforçam a importância de garantir uma boa recepção. Confira:
- Conforto dos Convidados: a hospitalidade inclui garantir o conforto dos convidados, como orientá-los para seus lugares, oferecer bebidas e acomodações adequadas, o que contribui para uma experiência mais agradável.
- Boas-vindas Personalizadas: conhecer os convidados pelo nome e oferecer boas-vindas personalizadas mostra cuidado e consideração, tornando-os mais propensos a se sentirem especiais. Inclusive é indicado personalizar o espaço onde será a recepção, no Center Convention, por exemplo, é possível adaptar o local para os mais diversos tipos de recepção.
- Fidelização e Divulgação: quando os convidados têm uma experiência positiva, são mais propensos a retornar a futuros eventos e a recomendar a outros. Isso pode aumentar a reputação do organizador e atrair mais participantes.
Uma boa recepção é necessária também em hotéis
A importância de receber bem o público vai além de eventos e se mostra evidente no setor hoteleiro, onde a satisfação do cliente é a chave para o sucesso. No Hotel Mercure Uberlândia, que assim como o Center Convention fica localizado no Complexo Center Shopping, garantir uma excelente recepção do público é uma tarefa principal.
Daniela Yuri Hiratsuka, gerente geral do Hotel, compartilha um pouco de como o time se prepara para garantir essa recepção. “Nosso time realiza treinamentos periódicos para garantir que nossos hóspedes se sintam bem recepcionados. E isso vale para colaboradores das mais diversas áreas, sejam nossos manobristas, recepcionistas, equipe da limpeza ou alimentação. Além disso, a importância e os impactos positivos de se recepcionar bem são sempre reforçados. As pessoas querem se sentir bem e acolhidas, e aqui trabalhamos para isso!”, comenta.
O Dia Nacional do Hoteleiro, celebrado neste dia 09 de novembro, reforça o importante papel dos trabalhadores que proporcionam uma boa qualidade de serviços para os hóspedes em hotéis, com hospitalidade e profissionalismo guiando suas atuações.
Daniela destaca a importância da data e de valorizar os profissionais. “Eles são fundamentais! Sejam camareiros, recepcionistas, concierges, coordenadores ou outros colaboradores, cada um desempenha um papel importante para o funcionamento do hotel. Por isso, é preciso valorizar, apoiar e também capacitar para que todos cresçam em suas carreiras e se tornem profissionais ainda melhores!”, finaliza.
Hospitalidade em hotéis: conheça pontos positivos
Você provavelmente já se hospedou em um hotel a recepção e hospitalidade chamaram a atenção, seja de forma positiva ou negativa. Mas, se ainda está em dúvida, confira alguns pontos positivos de garantir uma boa recepção dos hóspedes em hotéis.
- Experiência do hóspede: a experiência do hóspede em um hotel começa no momento em que ele entra na recepção. A maneira como é recebido define o tom para sua estadia e pode influenciar sua avaliação e revisão do hotel.
- Fidelização de clientes: assim como uma boa recepção em evento, no setor hoteleiro, a hospitalidade leva à fidelização de clientes. Hóspedes satisfeitos tendem a voltar ao mesmo hotel em futuras viagens e a recomendá-lo a amigos e familiares.
- Avaliações online: em uma era digital, as avaliações dos hóspedes desempenham um papel significativo na reputação de um hotel. Um bom atendimento na recepção é frequentemente mencionado em avaliações positivas, atraindo mais clientes.
- Diferenciação competitiva: o mercado está competitivo, por isso a maneira como os hotéis recebem os hóspedes pode ser um fator decisivo na escolha dos clientes. Hotéis que se destacam na hospitalidade muitas vezes têm vantagens competitivas.
Recepção em eventos e a ligação com o setor hoteleiro
O setor de eventos e o hoteleiro estão diretamente ligados. Por exemplo, muitos participantes que viajam para participar de eventos no Center Convention, devido à praticidade, conforto e estrutura, optam por se hospedar no Hotel Mercure Uberlândia. Em vista que ambos ficam no mesmo Complexo
Por isso, é importante reconhecer a interligação entre eventos e hotéis quando se trata de receber bem o público. Além disso, muitos eventos ocorrem em hotéis ou locais que oferecem serviços de hospedagem e aí uma boa recepção em eventos se une a recepção em hotéis também. Nesse contexto, a hospitalidade desempenha um papel duplo.
No Hotel Mercure Uberlândia este é um cenário. O hotel conta com espaços específicos para receber eventos, sociais ou corporativos, e também reuniões empresariais. Assim, neste contexto, a hospitalidade desempenha um papel duplo e ainda mais importante.
Faça seu evento com a gente
O espaço do Center Convention se adapta aos mais variados tipos de eventos, por isso, realize seu encontro com a gente! Você pode conferir toda a infraestrutura disponível no Convention e em todo o Complexo Center Shopping, falando com a nossa equipe. Chame a gente pelo (34) 3239-8300 ou e-mail comercial@centerconvention.com.br. Você também pode reservar uma data clicando AQUI.