Quais são as tendências no setor hoteleiro em 2025?
O setor hoteleiro está em constante evolução, sempre buscando ir além das expectativas dos hóspedes, oferecendo experiências que realmente encantam e surpreendem.
A cada ano surgem inovações que transformam a forma de se viver uma hospedagem. No artigo de hoje, vamos conhecer quais são as tendências na hotelaria em 2025 – e como elas moldarão o setor.
O que você precisa saber sobre o setor hoteleiro?
O setor hoteleiro é uma das indústrias mais dinâmicas e competitivas do mundo e, antes de explorarmos as tendências do setor hoteleiro em 2025, é fundamental contextualizar e entender o cenário atual.
A hotelaria oferece aos turistas e viajantes, hospitalidade e serviços básicos e necessários de hospedagem. Os estabelecimentos que compõem o setor hoteleiro estão inclusos hotéis, pousadas, chalés, entre outros.
Atualmente, para se destacar nesse mercado, é preciso saber que os hotéis não são apenas locais para dormir, mas espaços que oferecem experiências completas, conectando o conforto com a personalização e a inovação.
O que é guest experience?
Guest experience (em português, “experiência do hóspede”) é, sem dúvida, um dos maiores diferenciais na hotelaria, envolvendo todas as interações que um hóspede tem com o estabelecimento, desde o momento da reserva até o check-out.
Essa experiência é importante para conseguir vender cada vez mais e proporcionar serviços de excelência que se destaquem. Em geral, melhorar o relacionamento de um cliente aumenta as chances dele retornar em uma futura ocasião.
Oferecer um atendimento excepcional, aliado a uma experiência personalizada, é uma combinação ideal para aumentar as suas chances de gerar uma estadia marcante para o seu hóspede. E quais são os benefícios disso? Descubra no próximo tópico!
Qual a importância da guest experience?
Como falamos anteriormente, guest experience é um dos principais fatores que determinam o sucesso de um hotel, e em 2025, essa deve continuar sendo uma das suas prioridades, gerando mais satisfação, fidelização e boa reputação.
Além disso, investir em experiência traz uma série de benefícios tanto para os hóspedes quanto para a gestão hoteleira em si. As pessoas podem se tornar clientes fiéis ou até mesmo promotores da marca, compartilhando suas experiências positivas com outras pessoas, seja por meio de indicações ou avaliações online.
Hóspedes satisfeitos tendem a compartilhar suas fotos, vídeos e histórias nas redes sociais ou em plataformas como o TripAdvisor e o Maps, o que gera publicidade gratuita e aumenta a visibilidade do hotel.
A experiência do cliente também é essencial no mercado de eventos. Clique aqui e fique por dentro das estratégias de user experience em eventos.
Confira as tendências para o setor hoteleiro em 2025
Agora que você já conhece mais sobre o setor hoteleiro, é hora de explorar as inovações previstas para 2025.
No próximo ano, o mercado de hospitalidade continuará evoluindo, com inovações tecnológicas, e a busca por experiências ainda mais personalizadas e imersivas para os hóspedes. Vamos aprofundar no assunto?
Tecnologia e automação: mais praticidade para o hóspede
A tecnologia continuará a ser um dos maiores impulsionadores de mudanças na hotelaria em 2025, oferecendo aos hóspedes mais praticidade, segurança e eficiência.
Com a crescente demanda por conveniência, os hotéis inovadores estão investindo cada vez mais em sistemas automatizados, como os chatbots, capazes de conversar “sozinhos” com o hóspede de maneira instantânea para informar horários de funcionamento, fazer pedidos na cozinha e inclusive solicitar reservas.
Vale reforçar que isso não significa que a automação substituirá o atendimento humano, mas sim permitirá que os colaboradores concentrem suas atenções na oferta de uma experiência mais personalizada e acolhedora para os hóspedes.
Inovação e modernidade que encantam o hóspede
A inovação pode ser utilizada para criar uma estadia mais surpreendente. Além dos sistemas automatizados que citamos no tópico anterior, outros tipos de inovação ganham espaço e conquistam os hóspedes.
Um grande exemplo é o robô mordomo do Mercure Uberlândia (que também está localizado no Complexo Center Shopping), capaz de fazer a interface inteligente mobilidade, acesso a elevadores e comunicação com clientes para entrega de refeições na porta dos quartos de forma autônoma.
Clique aqui e conheça mais sobre essa inovação do Mercure Uberlândia.
A visibilidade no digital se tornou essencial
No setor hoteleiro, disponibilizar informações acessíveis na internet é essencial para atrair e engajar hóspedes, afinal, em um mercado altamente competitivo, a maioria dos clientes realiza pesquisas online antes de tomar qualquer decisão sobre onde se hospedar.
Os hotéis que oferecem informações claras e detalhadas em seus sites e nas plataformas de reservas têm mais chances de converter visitantes em clientes, pois ajudam a criar confiança e eliminar incertezas durante o processo de decisão.
Saborosas experiências gastronômicas fazem a diferença
Sabe como deixar o hóspede com gostinho de “quero mais”? Oferecer uma boa experiência gastronômica, seja no serviço de quarto ou no restaurante do hotel, é uma maneira de surpreender e conquistar o hóspede, especialmente para turistas que chegam cansados ou para viajantes de negócios que estão “na correria”, com pouco tempo disponível.
Muitos hóspedes preferem a praticidade de não precisar sair para procurar onde comer, e, ao oferecer opções de qualidade dentro do próprio hotel, o estabelecimento pode fidelizar esses clientes, que se sentirão mais à vontade para aproveitar os serviços oferecidos.
Tudo em um só lugar: espaços ideais para eventos
Além de hospedar os viajantes que buscam lazer, o hotel que também oferece espaços para sediar eventos passa a ser uma opção vantajosa e mais prática para quem precisa deste serviço, reduzindo distâncias e reunindo tudo em um só lugar.
O Clementina Bar e Ristoranti e o Center Convention, assim como o Mercure Uberlândia, fazem parte do Complexo Center Shopping, e são excelentes opções para sediar o seu evento, desde confraternização de fim de ano até grandes convenções e congressos. Clique aqui e conheça mais sobre nossos espaços.
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Você está organizando um evento em Uberlândia? Ou está procurando um hotel confortável e moderno para se hospedar? Temos as duas soluções no mesmo local. Conte com a gente! Você pode conferir toda a infraestrutura e serviços disponíveis no Convention e em todo o Complexo Center Shopping, falando com a nossa equipe. Entre em contato pelo (34) 3239-8300 ou e-mail comercial@centerconvention.com.br. Você também pode reservar uma data através do WhatsApp clicando AQUI.