A comida vegana vem ganhando espaço em restaurantes e também em eventos. Atualmente, a diversidade de culturas alimentares pede que menus com diferentes opções sejam oferecidos em qualquer ocasião. 

Por isso, se você irá promover uma festa, sendo vegano ou não, é preciso pensar em pratos que atenderão as pessoas que são.

Já se foi a ideia de que opções vegetarianas e veganas são “sem graça”. Inclusive, buffets e chefs de cozinha se dedicam e investem na criação de receitas saborosas e nutritivas. 

Pensando em um menu para eventos, não é necessário oferecer apenas comida vegana. O interessante, por exemplo, é oferecer um mix de pratos que atendam a diferentes hábitos alimentares. E se você pensa que criar um cardápio neste padrão é difícil, está enganado. Existem diversas ideias e sugestões, basta ter criatividade. 

No dia 1º de novembro, foi comemorado o Dia Mundial do Veganismo. A data foi criada em 1994, por Louise Wallis, que na época era presidente da The Vegan Society, na Inglaterra. Esse dia chama a atenção para a filosofia de vida que não faz consumo de nenhum produto de origem animal. 

Para esclarecer como você pode ter um menu incrível com comida vegana, e em alusão ao Dia Mundial do Veganismo, preparamos o texto abaixo com muita informação e dicas para que o cardápio do seu evento seja inesquecível. 

Primeiramente: entenda o que é uma alimentação vegana 

Antes de mais nada, é preciso entender o que significa ter uma alimentação vegana. De forma geral, a pessoa não come nenhum alimento que tenha origem animal, nem mesmo o mel, por exemplo. Entretanto, é importante ressaltar que o veganismo vai além de alimentação, e engloba também vestuário, produtos estéticos e mais.

Muitas frutas, verduras, legumes, raízes, diferentes tipos de grãos e leguminosas, são os alimentos que fazem parte da rotina alimentar de quem é vegano.  Além disso, outros alimentos que são consumidos por vegetarianos ou carnívoros, por exemplo o leite, já são produzidos utilizando como base outros produtos, para atender ao público vegano. 

Vegetarianismo ou Veganismo: qual a diferença?

Muitas pessoas confundem os dois conceitos, mas muitos fatores os diferenciam. Para exemplificar, pense que quem se define como vegano possui uma dieta sem nenhum produto de origem animal. No entanto, essa ideia não fica restrita somente à alimentação.

Já quando falamos de vegetarianos, eles usualmente não consomem nenhum tipo de carne, mas podem ou não ingerir leite e derivados e ovos. Além disso, também fazem uso de outros objetos, como itens de higiene, que podem ter origem animal.

O crescimento do ‘veg’ no Brasil e mundo

Não é possível falar do mundo ‘veg’ sem mencionar o crescimento dele. O número de pessoas que declara comer comida vegana, ou que se interessa por essa gastronomia vem crescendo.  

De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), de 2016 a 2021 o volume de buscas pelo termo ‘vegano’ aumentou mais de 300% no Brasil.  Já na Europa, 14% dos novos produtos lançados em 2015 são vegetarianos ou veganos.

Essa “filosofia” vem ganhando adeptos e chamando a atenção, e por isso, é preciso que donos de buffets fiquem atentos em oferecer opções de comida vegana em eventos. Desta forma, todos os convidados são atendidos e se sentem à vontade durante a comemoração, tornando-a um sucesso.

Porque oferecer um menu com comida vegana no seu evento 

Uma das premissas básicas, é agradar os mais diferentes convidados. Oferecendo um cardápio com comida vegana no evento, um movimento inclusivo, de atender as diferenças alimentares ganha força. Assim, as pessoas se sentirão acolhidas e perceberão a atenção e o cuidado do anfitrião da festa. 

Outro ponto que vale destacar é que um cardápio vegano tende a agradar também aos vegetarianos, uma vez que não inclui carne. 

E não é apenas veganos ou vegetarianos que seriam atendidos. Os pratos repletos de alimentos naturais, com temperos que combinam, encantam também quem come carne, e dão diversidade ao menu do evento. 

O chef Tyales Veiga, chef executivo do Center Convention e do Clementina Bar & Ristoranti, comenta sobre a aderência deste tipo de culinária. “No setor de eventos e principalmente no catering, essa tendência foi aceita e implementada de forma muito rápida. Assim, buscamos as opções mais criativas, inovadoras e deliciosas para agradar”, menciona ele.

Como ter um menu com comida vegana de sucesso na sua festa

Se você trabalha com eventos, e busca criar menus com comida vegana, Tyales Veiga compartilha uma série de dicas para esse cardápio ser um sucesso. 

As orientações mostram boas práticas que podem ser aderidas, pontos de atenção na hora de definir os pratos e mais. Confira algumas indicações:

Verifique os ingredientes dos alimentos

“Em primeiro lugar, deixe claro aos convidados o que é determinada opção. Se você vai oferecer comidas veganas, vegetarianas e carnívoras, recomendamos que você verifique os diferentes ingredientes que cada prato possui e os identifique com uma pequena mensagem na frente deles. Dessa forma, seus convidados podem saber o que estão consumindo e escolher de acordo com seus gostos”.

Ofereça opções sem lactose ou bebidas à base de vegetais

“Pode parecer óbvio, mas é algo que muitas pessoas esquecem ao planejar um evento. Oferecer opções de leite à base de plantas, como o leite de amêndoas ou soja, ou o leite sem lactose, é uma boa pedida. Além disso, é uma maneira de mostrar que você se preocupa com todos os convidados e considera até os mínimos detalhes”. 

Ofereça alternativas à carne 

“Tofu, tempeh (alimento de soja fermentada, tradicional da Indonésia) e seitan (uma carne vegetal derivada do glúten) são as alternativas mais comuns no mundo vegano. São produtos que se adaptam a qualquer sabor na hora de cozinhar e são ricos em proteínas, perfeitos como alternativa à qualquer tipo de carne”.

Procure os produtos veganos

“Existem muitos tipos de pães que são feitos sem laticínios ou ovos, como os bagels, que podem ser uma opção prática para servir e que a maioria dos convidados gosta. Existem também diferentes sobremesas ou molhos que são feitos sem laticínios ou ovos e podem ser adaptados a qualquer outro produto para aumentar seu sabor. É uma forma de deixar a criatividade fluir e até descobrir novas receitas de comida vegana”.

Dicas de pratos veganos para incluir no menu

Créditos: Pixabay

Por fim, se você está em busca de algumas ideias de pratos para oferecer em seu evento, abaixo, apresentamos algumas opções. Vale dizer que são comidas veganas pensando nos mais variados tipos de buffet: finger food, americano, brunch, coquetel.

Confira algumas ideias para se inspirar:

  • Polenta com ragu de cogumelos;
  • Bobó de banana com arroz de coco e farofa com castanhas e amêndoas torradas;
  • Tabule de couve-flor;
  • Escondidinho de cogumelos;
  • Risoto de arroz vermelho com shitake (com queijo vegano);
  • Hambúrguer de grão de bico com espinafre (com queijo vegano);
  • Torta de cebola e sementes;

Faça seu evento com a gente

Com o apoio da nossa equipe de A&B é possível montar um menu com comida vegana exclusivo e repleto de sabores e nutrientes. Você pode conferir toda a infraestrutura e serviços disponíveis no Convention e em todo o Complexo Center Shopping, falando com a nossa equipe. Chame a gente pelo (34) 3239-8300 ou e-mail comercial@centerconvention.com.br. Você também pode reservar uma data clicando AQUI.

Leave a comment

en_US
Abrir WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá 👋
Can we help you?