Organizar um evento envolve muitas demandas e etapas, e por isso é comum cometer alguns erros. Entretanto, é preciso organizar detalhe por detalhe para evitar que essas falhas aconteçam e principalmente impactem negativamente o momento.
Aqui no blog, você encontra conteúdos repletos de dicas para organizar diversos encontros, desde bodas de casamento à confraternizações empresariais. Mas o que fazer caso aconteça algum erro na hora de organizar um evento?
Seja social ou corporativo, eventos são experiências que ficam nas memórias dos convidados e por isso, quem organiza tem muitas responsabilidades. Para apoiar esses profissionais, neste conteúdo trazemos 5 erros que podem ser mais comuns na hora de organizar um evento, e como evitar que isso aconteça. Confira!
1º erro: falta de planejamento ao organizar um evento
A falta de planejamento adequado é com certeza um dos erros mais comuns. Isso porque muitas vezes o evento tem pouco tempo para ser elaborado, no caso dos corporativos, ou no caso dos sociais, o anfitrião não conta com um profissional, que entende todo o planejamento necessário para organizar um evento.
O planejamento do evento é fundamental e deve começar meses antes do dia D. Assim, você inclusive evitará desperdício de tempo e capital. Além disso, quando falamos sobre planejamento, muitos pontos são envolvidos como softwares de gestão, elencar fornecedores, processo de cotação e outras etapas. Entretanto, existem duas questões fundamentais, para você anotar e não esquecer:
Antecedência é fundamental
Como mencionamos, o planejamento ao organizar um evento deve começar meses antes. Isso porque, com antecedência é possível tomar decisões mais acertadas, conseguir o fornecedor que deseja, negociar valores e mais.
Além do que, organizar um evento envolve uma grande lista de tarefas que precisam ser executadas. Por exemplo, orçamento, contratações, aprovação de menu e outros pontos de alimentação e bebidas, reserva de datas, e elaboração de comunicação. E isso demanda tempo!
Se preparar para imprevistos também faz parte de organizar um evento
Imprevistos acontecem e eles precisam estar minimamente previstos no planejamento para evitar que se tornem grandes problemas. Por isso, uma dica é elaborar um ‘plano de contingência’ com algumas semanas de antecedência em que constem possíveis problemas, cenários e quais são algumas soluções prováveis. Assim, você se sentirá mais preparado caso algum destes aconteça.
2º erro: não conhecer o público
Um outro erro que pode acontecer na hora de organizar um evento é não conhecer bem o público dele. No caso de encontros corporativos ou abertos ao público em geral, ter esse conhecimento te permitirá, por exemplo, fazer uma divulgação mais efetiva, nos canais corretos e atraindo as pessoas que realmente deseja.
Além disso, conhecer o público, também te ajudará a tomar decisões importantes relacionadas a atrações (quais as pessoas mais irão gostar?), localizações (é necessário que o lugar seja próximo a hotéis?) e mais.
E para quem pensa que não é necessário saber quem irá ao seu evento, quando falamos de encontros sociais, isso não é