Difícil encontrar quem não gosta de pães e outras delícias da panificação, não é mesmo? E usar estes pratos e produtos em eventos sociais e corporativos é uma ótima forma de garantir um menu que agrada aos convidados.
A opção de utilizar elementos da panificação em encontros é uma maneira inteligente de garantir um menu mais despojado e atender diferentes gostos. Por exemplo, uma tendência que vem crescendo é a mesa de pães, que podem ser combinados com diferentes recheios e acompanhamentos.
É preciso entender que o uso de pães, salgados, bolos e outros produtos da panificação devem ser explorados para além das padarias, por exemplo em eventos como o coffee break. Para isso, é preciso deixar a criatividade fluir e contar com especialistas em gastronomia para elaborar um menu assertivo.
Preparamos um material completo sobre como usar um dos elementos mais antigos da humanidade, o pão, e outros elementos da panificação, em eventos. Agora, para conferir um pouco mais e ainda ficar por dentro das dicas do chef Tyales Veiga, da equipe de Alimentos e Bebidas do Center Convention, é só continuar a leitura.
A história da panificação
Primeiramente, é interessante entendermos um pouco sobre a história da panificação, que é repleta de cultura e curiosidades. Como já comentamos anteriormente, o pão – principal produto quando falamos de panificação – é milenar. Para exemplificar, existem registros de fabricação de pão, datando de 10 mil anos atrás na região da antiga Mesopotâmia.
Vale ressaltar que na época, a preparação do produto era diferente do que vemos atualmente. Por exemplo, os grãos eram moídos com o apoio de pedra, a farinha gerada misturada com a água, e a massa gerada, assada em fogo.
De lá para cá, este processo ganhou mais técnica e elementos. Além disso, a panificação começou a se expandir e novos produtos foram criados. Roscas, bolos e salgados são alguns dos alimentos que foram criados ao decorrer dos anos.
Do mesmo modo, o próprio pão foi ganhando novos formatos, grãos e cores, que chama a atenção do público tanto nas panificadoras, quanto nos menus dos eventos.
O ‘boom’ do mercado de panificação nos últimos anos
As mudanças e inovações que percebemos nos produtos vindos da panificação demonstram também o boom que o setor passou e ainda passa.
Pensando apenas em estabelecimentos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), em 2021, o mercado de panificação e confeitaria faturou R$ 105,85 bilhões no país. O número representa um crescimento de 15,3% quando comparado com 2020.
Esse crescimento demonstra o interesse do público pelos produtos feitos na panificação, e também vemos isso no setor de eventos. Para exemplificar, uma mesa de pães completa, diversa e com muitas opções passou a ser mais utilizada tanto em eventos corporativos quanto sociais.
Além disso, o coffee break – que sempre tem muitos elementos da panificação – segue como uma forte opção para encontros corporativos. Já o brunch (uma refeição britânica que combina o pequeno-almoço com o almoço) passou a chamar a atenção de noivos para casamentos durante o dia.
Como usar a panificação no menu do evento
Agora, como incluir a panificação no menu de eventos? É possível criar opções interessantes para diversas ocasiões. Em um evento noturno, por exemplo, é possível ter entradas e canapés, como as bruschettas, apresentadas em pães artesanais. Além disso, em uma mesa de frios os pães são acompanhamentos perfeitos para patês, compotas e antepastos.
Mas, se o objetivo é dar ainda mais destaque à panificação, uma boa pedida é a mesa de pães. Nela, é possível oferecer diferentes tipos, como baguetes, integrais, veganos, com castanhas ou não. E indo além, pães artesanais de longa fermentação, ciabatta ou pão de centeio.
O interessante desta opção, é que os acompanhamentos para serem degustados com os pães atendem a diversas restrições alimentares e preferências. Aposte em mousses, como o de gorgonzola; vinagretes de especiarias; diferentes tipos de patês, como o azeitonas e ricota; queijos cremosos e mais.
Pensando em aniversários ou casamentos durante o dia, o brunch é uma ótima alternativa. E, neste formato de evento, a panificação é usada de maneira ainda mais intensa. Além da variedade de pães e acompanhamentos, uma dica é investir em mini tortas para consumo individual, e alguns tipos de bolos para que o convidado possa escolher.
Dicas do chef Tyales Veiga
O chef Tyales Veiga, da equipe de Alimentos e Bebidas do Center Convention, reforça uma dica principal quando falamos sobre o uso de panificação em eventos: é preciso ser criterioso.
“Quando se trata de montar uma mesa com uma perspectiva diferente, em que vários convidados vão buscar variedade, sabores, texturas, cheiros e combinações; é necessário ser muito criterioso na questão da escolha do pão, e como ele será apresentado junto com o restantes dos complementos”, destaca ele.
“Além disso, os acompanhamentos devem ser tão ricos e variados quanto o pão para que se complementem da melhor forma”, pontua Tyales.
Para exemplificar como utilizar a panificação em diferentes tipos de eventos, o chef Tyales Veiga aponta um cenário. “No caso de uma festa com tema campestre ou toscana com toque Vintage, temos que escolher uma mesa de queijos variados, de preferência italianos, sanduíches e bruschettas da região ou tábuas de frios italianos e internacionais”.
Por fim, Tyales compartilha algumas dicas de tipos de pães que podem ser interessantes e chamar a atenção em um evento. “Pão de mirtilo com nozes é um excelente parente da ricota e do mel; ou até mesmo um pão de alho e cebola, com um pouco de carpaccio de filé e rúcula ou simplesmente banhando-os com azeite e sal, são ótimas opções”, finaliza ele.
Chef Tyales Veiga participou do Taste Tomorrow
O chef Tyales Veiga, que já acumula vasta experiência com panificação, segue investindo em seus conhecimentos e relembra uma das capacitações que participou. O Taste of Tomorrow abordou as principais tendências e insights dos setores de panificação, e Tyales compartilha como foi participar.
“Foi um dos principais cursos que fiz, e abordou muito o consumo consciente, à base de plantas, com menos açúcar, e mais fibra e produtos artesanais. O comportamento do consumidor está em constante evolução, e eles exigem frescura e apreciam o artesanal e as receitas tradicionais autênticas”, explica.
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