Colorida, com sabores marcantes e elementos frescos! Assim, a comida baiana é conhecida por muitos e apaixona quem prova os pratos típicos. Os colonizadores portugueses desembarcaram na costa baiana em 1500, com isso, a cozinha da Bahia tem forte influência de povos do período do descobrimento, como portugueses, africanos e indígenas.

A história, sabores e ingredientes dessa culinária são a estrela de mais um festival gastronômico do Clementina Bar e Ristoranti, que assim como o Center Convention, faz parte do Complexo Center Shopping. 

Quer saber mais sobre a comida baiana e o Festival do Clementina que acontece neste mês de maio? É só continuar a leitura. 

Comida baiana: sabores marcantes e muita história 

Quando falamos sobre comida baiana, você com certeza já ouviu falar de alguns pratos típicos. Por exemplo, acarajé, moqueca, beijú e vatapá são algumas receitas muito comuns no estado da Bahia. Como mencionamos anteriormente, trata-se de uma culinária muito influenciada por outras culturas— desde os frutos do mar e os cozidos, característicos da culinária portuguesa, até o milho e a mandioca, típicos dos índios.

Outra influência, por exemplo, são os temperos. Mundialmente a comida baiana é conhecida por ser ricamente temperada e com sabores fortes, com muita pimenta, gengibre e ainda o famoso azeite de dendê. Este, inclusive, é feito a partir de fruta do dendezeiro, que tem sua origem na África.

Além disso, o fato de ser um estado litorâneo também influencia que a cozinha baiana use também muitos frutos do mar e peixes. Por fim, há ainda um ponto interessante de se destacar: quando falamos sobre o sertão da Bahia, os pratos típicos podem mudar um pouco. 

No interior do estado, os peixes e frutos do mar dão espaço também à carne seca, ao mingau,cuscuz e mais. Seja como for, a comida baiana é marcante, carrega história e conquista admiradores. 

Menu do Festival de comida baiana do Clementina foi inspirado em livro 

Esta cozinha é também a estrela do ‘Festival Sabores da Bahia’, do Clementina Bar e Ristoranti, que acontece até 31 de maio. O público contará com duas opções de entrada, três pratos principais e duas sobremesas e o menu completo pode ser adquirido por R$150,00 por pessoa. É necessário fazer reserva prévia por meio do clementinabareristoranti.com.br, assim como é importante reforçar que o Clementina está aberto todos os dias a partir das 17h, e fica localizado no Mercure Uberlândia Plaza Shopping Hotel. 

Eventualmente na vida pessoal e profissional adquirimos experiências e vivências que inspiram trabalhos e projetos, e assim foi com a criação do menu do Festival.  Para elaborar as receitas, além da bagagem profissional de cada membro do time de alimentação e bebida, o time de A&B foi inspirado pelo livro ‘A comida baiana de Jorge Amado’. A obra escrita pela filha do escritor, Paloma Jorge Amado, compila as receitas de pratos que aparecem na obra de seu pai no livro. 

Dessa forma, as duas opções de entrada e sobremesa e três de prato principal – que prometem encantar os apreciadores de uma boa gastronomia brasileira – foram criados com inspiração de pratos que aparecem no livro de Paloma. Por exemplo ambrosia, acarajé e outros.

Confira as opções de pratos 

Ficou curioso em saber quais são os pratos do Festival? Confira então as opções que trazem diferentes referências da comida baiana. 

Entradas:

  • Mini Acarajé – um dos pratos mais tradicionais da Bahia! Este mini acarajé feito com vatapá e camarão grelhado vem acompanhado de uma base de vinagrete e parmesão.
  • Duo tartar – um refrescante tartar de salmão e camarão com feijão manteiga e ovas de capelim regado ao azeite do mar. 

Pratos principais: 

  • Sintonia de mar – Um dos pratos principais é uma caldeirada baiana de peixe namorado, camarão, pimentões, azeite de dendê e pimentas com arroz de coco queimado. 
  • Segredo baiano –  Uma outra proteína muito consumida na comida baiana é a carne de sol. Assim, nesse prato, ela vem acompanhada de queijo manteiga e especiarias, farofinha de cuscuz de milho verde com ovos de codorna e demi glace de cachaça. 
  • Arroz de hauçá – Carne seca desfiada com cebola, pimentões e azeite, acompanhada de arroz de coco e camarões grelhados

Sobremesas:

  • Ambrosia – Este é um dos mais tradicionais doces baianos, acompanhado de farofa crocante de chocolate e hortelã
  • Umbu-cajá doce sal – Por fim, fechando as opções de sobremesa, um sorvete de umbu e cajá-manga com espuma de cajá e flor de sal com esferas de laranja.

Faça seu evento com a gente

Se inspirou neste festival de comida baiana? Nosso time de alimentos e bebidas está preparado para atender aos mais diferentes tipos de evento e saiba que o espaço do Center Convention se adapta também. Por isso, realize seu encontro com a gente! Você pode conferir toda a infraestrutura disponível no Convention e em todo o Complexo Center Shopping, falando com a nossa equipe. Chame a gente pelo (34) 3239-8300 ou e-mail comercial@centerconvention.com.br. Você também pode reservar uma data clicando AQUI

Deixe um comentário

Abrir WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?