É muito comum vermos stands em eventos como feiras, exposições e congressos. Usar estes espaços em encontros corporativos é uma prática já conhecida para que marcas reforcem seu posicionamento e também exponham produtos e serviços.

Contar com estes espaços é positivo tanto para os organizadores do evento, que dão dinamicidade e organização ao espaço, quanto para as empresas que montam os stands e expõem a sua marca.

Agora, para garantir que seu stand em feiras ou exposições desperte a curiosidade, chame a atenção do público e fique repleto de pessoas, é preciso atenção aos detalhes. Além, claro, de um bom planejamento prévio e que também seja estratégico.

De acordo com o portal Feira do Brasil, a expectativa é que mais de 4 mil feiras de negócios sejam realizadas ao longo do ano. Além disso, ainda há os congressos e exposições, que como já mencionamos anteriormente, também é típico terem stands em seus espaços.

Ou seja, encontros deste tipo estão retomando e é preciso ficar atento às novas tendências e práticas para montar estes espaços em eventos com sucesso e qualidade. Então, confira este conteúdo completo sobre o tema e se prepare!

Qual a função de stands em eventos

Quando falamos sobre quais os objetivos de se ter stands em eventos, nos deparamos com algumas possíveis funções. Por exemplo, existem eventos que contam com estes espaços apenas para marcas patrocinadoras.

Um exemplo é o evento Novos Enfoques, realizado em março de 2023 no Center Convention. O objetivo do encontro é disseminar conhecimentos na área da pecuária de corte e de leite, promovendo diversas discussões e palestras sobre o tema.

No evento diversas empresas que prestam serviços ou oferecem produtos relacionados à área agropecuária aproveitam para expor suas marcas visando envolver os participantes do Novos Enfoques, que são produtores, estudantes e profissionais do setor.

Outro exemplo são as feiras, que contam com a exposição de diferentes marcas . Um exemplo foi a We Do, que aconteceu no Center Convention em 2022, com stands de diversos fornecedores do setor de casamentos.

Além disso, existem também os congressos ou eventos de uma única empresa que podem trazer stands para apresentar os diferentes produtos e serviços da marca. Ou até mesmo fornecer espaços com interação para os participantes.

Apresentamos algumas das funções que estes espaços podem ter em determinados eventos. Mas, para resumir e simplificar, os stands têm basicamente a função de apresentar algo a alguém.

Porque investir em um bom stand em eventos corporativos

Falando das vantagens destes espaços e o porquê investir neles, podemos afirmar que um dos principais pontos positivos para marcas e organizadores, é que os stands geram credibilidade e melhoram a experiência do participante.

Além disso, outro benefício do uso de stands em eventos é a oportunidade de mostrar as ideias da sua empresa, marca ou serviço. Além do que, isso também pode se converter em vendas e leads, pois é possível fazer a captação de dados dos visitantes ao visitarem o espaço.

Confira como montar stands em eventos de forma estratégica

Já sabendo o principal objetivo do uso de stands em eventos corporativos, e as vantagens destes espaços, agora elencamos 4 dicas práticas que irão te ajudar a montar um espaço de sucesso, que chame a atenção e atraia o público. Confira:

Posicione o stand em um local estratégico

Primeiramente, é preciso pensar na localização do stand no evento, feira ou congresso. Existem locais que contam com uma transição maior de pessoas e isso influencia também na movimentação e visibilidade do local.

Por isso, é preciso entender com os organizadores do encontro como a divisão dos espaços está sendo e lembre-se que, uma localização melhor requer antecipação para reservar o local e também investimentos maiores, se for o caso.

Pense em um ambiente instagramável

Eles não saem da moda. Elaborar um – ou mais – ambientes instagramáveis dentro de stands em eventos é uma ótima forma de atrair a atenção do público.

Hoje, vivemos em um mundo em que as pessoas gostam de registrar e compartilhar bons momentos e experiências interessantes. Assim, contar com um espaço que garanta boas fotos é uma maneira ‘gratuita’ de conseguir divulgação das redes sociais.

Entretanto, é preciso sempre ter em mente o objetivo do stand no evento, os produtos e serviços que serão apresentados, e com isso, planejar um espaço instagramável que faça sentido com a ocasião.

Sua equipe precisa estar preparada!

Falar de stands em eventos, vai além do espaço em si, é preciso qualificar o seu time para o momento. O objetivo é atrair pessoas para conhecerem o stand, certo? E para isso, não basta um espaço chamativo e interessante, é preciso que os colaboradores também saibam chamar a atenção dos participantes e atendê-los bem.

Profissionais que não sabem responder perguntas ou desinteressados e rudes com o público causam uma péssima impressão. Para evitar esse tipo de problema, instrua previamente os colaboradores sobre o tipo de abordagem, as informações gerais do stand, quais dados coletar dos visitantes e mais.

Crie experiências para os visitantes em seu stand

De acordo com uma pesquisa da Zendesk, 50% dos clientes os clientes afirmam que mudam para um concorrente após uma experiência ruim. Assim, nada mais arriscado que causar uma má impressão em relação a sua marca durante o evento.

Pense no participante, se ele entrar em seu espaço, não for bem atendido, não contar uma interação relevante, não ver elementos visuais interessantes, ele irá para o próximo stand, certo? Assim, é preciso investir em experiências para atrair e manter a pessoa no seu espaço.

Boas dicas neste sentido, é contar com press kits para os visitantes, e promover interações para garantir prêmios e brindes.

Por fim, se no seu stand você está divulgando algum produto, serviço ou lançamento da sua marca, as experiências sensoriais são uma grande aposta. Planeje ações para estimular os sentidos, por exemplo degustações de comidas e bebidas, ou até mesmo um ambiente com aromas ou sons específicos.

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