O Bacalhau é um dos alimentos mais utilizados na culinária mundial, e esse ingrediente milenar é a estrela do novo festival do Clementina Bar e Ristoranti. Mantendo a tradição, o Center Convention – que assim como o Clementina, integra o Complexo Center Shopping – marca presença em mais esta edição de festival gastronômico. 

O Festival do Bacalhau acontece até o dia 26 de março, e apresenta ao público um menu com 6 pratos exclusivos em que o bacalhau é utilizado em diferentes formatos, texturas e preparações. Então, para embarcar nesta viagem gastronômica, é só fazer a reserva de mesa, no link clementinabareristoranti.com.br. Vale ressaltar, que o Clementina funciona todos os dias a partir das 17h, e está localizado no Mercure Hotel Plaza Shopping. 

O festival gastronômico acontece em um momento em que aumenta a procura do público por peixes, devido à quaresma. Para se ter uma noção, uma pesquisa Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP) apontou que a comercialização dos peixes durante o período tem um aumento de 60%

A movimentação do mercado reflete o interesse do público, que costuma diminuir o consumo de carne vermelha, e a carne branca se torna uma das principais opções. Especialmente o bacalhau, é uma das escolhas mais comuns das famílias brasileiras. Devido à sua riqueza de sabores e possibilidades de receitas, o produto é a estrela do festival gastronômico que o Center Convention participa.

Continue a leitura e confira o menu que foi elaborado pelo chef Tyales Veiga e a equipe de Alimentos e Bebidas do Clementina e Center Convention.

Bacalhau não é um peixe!

Antes de mais nada, uma curiosidade que vale a pena abordar: sabia que bacalhau não é um peixe? Sim, na verdade este é um nome atribuído àquelas espécies que passam por um processo de salga e secura. Além disso, vale ressaltar que apenas algumas espécies podem ser classificadas como tal, como o Gadus Morhua, Gadus Macrocephalus e o Gadus Ogac.

Este processo foi uma revolução na alimentação, isso porque há anos atrás a conservação dos alimentos era difícil, e a prática de salgar e secar o peixe, permite maximizar os sabores e uma conservação mais longa. 

Mas, muitos não sabem o que significa este processo de salga, que pode ser aplicado em outros alimentos. De forma geral, é um processo de conservação e cura em que se  reduz a atividade de água. 

No caso do bacalhau, costuma-se usar o cloreto de sódio (sal), que em contato com a umidade forma uma solução saturada de sal, e assim os tecidos internos do peixe perdem água. 

O menu do Festival Gastronômico 

No festival gastronômico do Clementina, este alimento tão importante para diversos povos é apresentado com diferentes preparações, no menu elaborado. O chef do restaurante, Tyales Veiga, fala sobre as inspirações e ideias dos pratos:

“No festival, damos diferentes sabores, texturas e aromas ao bacalhau. O público poderá degustar receitas mais tradicionais, e também preparos que unem diferentes produtos da gastronomia mundial. Assim, um mix de temperos e preparos ressaltam o bacalhau e dão diferentes ‘caras’ a este alimento que  é tão consumido no mundo todo e começou a ganhar popularidade ainda na época Viking”, explica Tyales. 


Vale ressaltar, que o menu conta com opções frias e quentes, sendo duas entradas e quatro pratos principais. Confira as receitas elaboradas pelo time do Clementina, para o ‘Festival do Bacalhau’:

Entradas do Festival Gastronômico:

Salada de Bacalhau Confitado e Laranja Bahia 

Primeiramente, uma das opções de entrada é uma clássica salada da cozinha andaluza, originária da Espanha. O prato conta com um molho cítrico especial à base de limão, pomelo e da própria laranja Bahia. Uma profundidade de sabores com tons ácidos e refrescantes que ornam muito bem com as lascas de bacalhau confitado. 

Bolinho de Bacalhau com Tapenade 

A segunda opção de entrada são deliciosos bolinhos de bacalhau acompanhados de um tapenade de azeitonas pretas feita com azeite, tomilho e limão siciliano. Para exemplificar, se trata de um patê composto por uma mistura de azeitona, e às vezes com alcaparra e anchova.

Pratos principais do Festival Gastronômico:

Bacalhau à Lagareiro 

Agora, falando dos pratos principais do festival gastronômico, este é uma receita portuguesa em que o bacalhau é assado com azeite, batatas ao murro, alho, cebola e ovos. Mas, um diferencial para trazer frescor ao paladar são as ervilhas tortas perfeitamente temperadas e o arroz com brócolis. 

Bacalhau à Minhota 

Já esta opção tem ingredientes e referências da culinária ibérica, predominante em Portugal e na Espanha. Assim, o público poderá desfrutar de um bacalhau assado com lâminas de papada suína defumada, batatas, e escalivada – uma prática para assar alimentos – de verduras ao forno regadas com um fio de azeite aromatizado com alho e alecrim. 

Bacalhau com Miso, Brócoli e Dashi 

Neste prato do festival gastronômico, as referências são da cozinha oriental. Uma surpreendente e deliciosa versão de um lombo de bacalhau glaceado com miso, mirin e sake.Além disso, como acompanhamentos, arroz gohan e Dashi, que são produtos e temperos típicos da culinária japonesa.

Risotto al Baccalà alla Vicentina 

Por fim, uma última opção de prato principal é o risoto de bacalhau alla Vicentina, uma das melhores receitas  que existem na cozinha tradicional de Veneza. Consiste em um cremoso risoto com bacalhau cozido no leite com parmesão, e um toque de patê de anchovas e alcaparras.

Faça seu evento gastronômico no Center Convention ou no Clementina

Agora, se inspire neste incrível festival gastronômico e faça o seu evento com a gente! Você pode escolher a área do Center Convention, ou ainda o espaço de eventos no Clementina.

Além disso, nossa equipe está pronta para te receber e te apoiar para que desenvolva um evento diferenciado, e com o melhor da gastronomia.

Fale com a gente em (34) 3239-8300 ou comercial@centerconvention.com.br

Quer uma agenda para fazer seu evento com a gente, reserve uma data, clicando AQUI.

Deixe um comentário

pt_BR
Abrir WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?