“O que fazer para atrair público para este evento?” Esse é um dos questionamentos que todo organizador de eventos, que são abertos à comunidade, tem em mente. Garantir um bom público para o festival, palestra, show, ou workshop é um dos pontos fundamentais para garantir o sucesso do encontro.
Primeiramente, vale destacar que não basta apenas atrair o público para seu evento, é preciso garantir que as pessoas tenham uma boa experiência. Já falamos sobre isso aqui no blog, mas no conteúdo de hoje o foco são dicas (ou um checklist) que podem te ajudar a converter público para sua festa.
A tarefa não é fácil, porque o cenário é de retomada do setor com muitos encontros acontecendo ao mesmo tempo. Resultado? Aumento da competitividade. Para se ter uma noção do quanto o mercado está aquecido, foram milhares de encontros realizados pelo Brasil no último ano, e só os eventos de cultura e entretenimento geraram mais de 250 mil empregos.
Por isso, é importante traçar uma estratégia assertiva para atração de público. Com isso, a festividade irá se destacar entre as outras, despertará o interesse das pessoas e assim, terá sucesso em converter interessados em público.
Agora, é só conferir as dicas que elencamos para vocês sobre o assunto.
A importância da divulgação prévia
Um ponto inicial que merece destaque quando falamos sobre atrair público, é a divulgação prévia. Fazer a comunicação do evento de forma efetiva e no ‘timing’ certo é uma das maneiras mais eficazes para atrair público e reforçar o branding.
Para entender a importância de se ter isso em mente, é só pensar: não adianta você criar um planejamento logístico adequado, contatar fornecedores previamente, contratar serviços, se o público não ficar sabendo do evento, certo?
Por isso, é preciso entender quando é mais interessante começar a divulgação da festa, para despertar e ir ‘alimentando’ o interesse das pessoas. Assim, com um planejamento prévio é possível desenvolver diferentes ações focadas em atrair o público.
Dicas para atrair público para seu evento
Agora, falando sobre a parte prática, existem dicas de iniciativas e boas práticas que podem ser adotadas para garantir que mais pessoas garantam um lugar no seu evento.
É preciso atuar em diferentes áreas para conseguir atingir seu público em cenários e canais diversos. Por isso, tanto ações presenciais, quanto digitais são necessárias para fortalecer a divulgação do evento e atrair mais pessoas.
Elencamos quatro insights que podem ser implementados e assim, garantir a difusão da festa, e consequentemente, a atração de pessoas.
Entenda seu público
Pode até parecer óbvio, mas entender quem é o seu público é o primeiro passo para montar uma estratégia efetiva. Sem essa determinação, muitas ações são desenvolvidas em vão e não alcançam o resultado esperado.
Para isso, é preciso entender características como faixa etária, renda e gênero. Além disso, é fundamental também estar ciente de quais são os meios de comunicação que seu público consome. São programas de televisão? Redes Sociais? Rádio? Enfim, são informações interessantes e importantes de se saber.
Tudo isso faz parte do que é conhecido no marketing como persona, e definir essa ‘representação do cliente’ é passo fundamental para atrair público para seu evento.
Definindo a persona e estando ciente de quais são as características do público-alvo, é possível escolher quais são as estratégias de atração mais eficientes e que realmente irão ser efetivas.
Invista em redes sociais e influenciadores
A relevância das redes sociais é algo inegável. Para se ter noção, só no Brasil, são 171,5 milhões de usuários ativos nas redes sociais.
Assim, Instagram e Facebook, por exemplo, devem ser utilizados como forma de passar informação ao público, e ir criando o interesse das pessoas. Inclusive, se tratando de um evento periódico é interessante manter um perfil específico também.
Agora, firmar parcerias com influenciadores para divulgação do evento é uma outra forma de explorar as redes sociais. O marketing de influência é uma das grandes tendências do momento e tem um poder de atração interessante.
Assim, influenciadores (que tenham o fit cultural do evento) podem ser contatados para se tornarem parceiros e assim divulgarem informações como data, horário, local, bandas e mais. Uma dica extra: fazer o envio de press-kits do evento em específico para esses produtores é uma boa forma de divulgação.
Crie uma rede de afiliados para atrair público
Uma outra dica para atrair público para o seu evento é contar com uma rede de afiliados. Não é uma ação nova, mas ainda se mostra eficaz. Mas, se você nunca teve contato com essa prática, a gente te explica. De forma geral, consiste que terceiros vendam os ingressos da festa, show, workshop ou palestra, em troca de uma comissão.
Isso motiva o afiliado a atrair público para o evento, pois o mesmo também ganha com o aumento da procura. Com essa ação é possível também diversificar as formas de venda, contando com o online e o físico.
Use de gatilhos mentais nas comunicações
Os chamados gatilhos mentais são ótimas práticas para se aplicar nas comunicações de divulgação do evento. Para exemplificar, este recurso consiste em criar o sentimento de urgência e escassez. “São as últimas vagas” e “não deixa para se inscrever de última hora” são alguns destes estímulos usados para atrair público.
Detalhando um pouco melhor, ao usar um gatilho de urgência nas comunicações do seu evento, a mensagem que a pessoa recebe é de que aquele momento é algo imperdível e que pode acabar rapidamente. Assim, transforma-se interesse em necessidade.
Por fim, quando falamos sobre escassez, é despertar a sensação de que as vagas para aquela festividade são limitadas e estão acabando, assim é necessário agir rápido para não ficar de fora.
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