Sabia que de acordo com a pesquisa 2022 Marketing Investment Forecast, o crescimento de investimento em ações de Marketing irá acelerar? Segundo o estudo, os valores irão crescer em pelo menos 30% até 2025. E percebemos isso inclusive com o marketing de experiência em eventos, que é uma das principais tendências do setor.

Pense em um show que teve problemas no credenciamento, ou em uma festa em que o som não estava agradável, tudo isso influencia na experiência do consumidor, certo? Por isso e vários outros motivos, é preciso investir em ações que proporcionem vivências positivas ao público. E no setor de eventos, uma delas é o marketing de experiência. 

Garantir uma boa vivência ao cliente é, hoje, um dos principais motivos do sucesso de empresas e eventos. Por isso, é preciso entender sobre o que se trata este marketing de experiências, como ele pode ser utilizado, e como pode auxiliar que sua festa ou encontro corporativo seja excelente. E para além disso, que seja diferente e encante quem participa.

Para te ajudar nesta tarefa, preparamos este conteúdo completo e é só continuar lendo para conferir mais informações. 

O que é marketing de experiência?

Podemos dizer que o marketing de experiência surgiu da necessidade de atender os anseios do consumidor. Foi-se o tempo em que o cliente esperava apenas um bom produto ou serviço oferecido, hoje em dia, o momento e a vivência da pessoa com a marca ou evento contam muito mais.

De forma geral, o marketing de experiência usa as emoções, sensações e percepções para capturar o interesse e atenção do cliente, e assim fidelizá-lo.

Por isso, é preciso que boas ações, sejam elas pequenas ou grandes, existam em todas as áreas de um evento. Isso porque quando falamos de experiência, estamos falando do todo, então os detalhes que contam, desde a entrada no evento que precisa ser positiva, assim como o atendimento, música, luzes. Enfim, tudo influencia. 

O objetivo é tornar uma ação de marca ou um evento inesquecível, diferenciado e marcante. E aqui vale um destaque: para ter sucesso no uso de estratégias de marketing de experiência é preciso conhecer bem o público que irá comparecer, gostos, expectativas e mais.

Os 3V’s do marketing de experiência

É interessante comentarmos também sobre o que muitos especialistas chamam de “3V’s do marketing de experiência”. Esses são aspectos em que essa estratégia se baseia com o objetivo de ser ainda mais efetiva. Confira quais são esses pilares:

  • Valor: é a percepção que o cliente teve da experiência e da empresa. Sua ação realmente gerou valor para as pessoas? identificação com a marca, produto ou serviço? Se sim, dê um ‘check’ neste V do marketing de experiência. 
  • Verdade: é preciso que o seu evento transmita credibilidade para os participantes, isso porque é a reputação da marca ou empresa que está em jogo. Por isso, é necessário que todos estejam cientes das expectativas dos consumidores ou convidados, pois assim essa ‘verdade’ não é contestada. 
  • Vontade: também está relacionado ao que as pessoas estão esperando daquele momento. Uma estratégia elaborada com base neste 3º V, garantirá que a empresa ofereça uma experiência interessante e que o consumidor sinta vontade de vivenciá-la.

Estratégias para aplicar o marketing de experiência em eventos

Agora que já entendemos o que é o marketing de experiência, como ele pode ser um diferencial para o seu evento, e os aspectos que o sustentam, vamos falar sobre como colocar tudo isso em prática.

Engajamento pré-evento

É sempre bom lembrar que um evento começa antes da abertura dos portões. Assim, é interessante desenvolver ações (online ou offline) que sempre relembrem ao convidado a realização do encontro, e o deixe ansioso pelo momento.

Por exemplo, pense em ações nas redes sociais que instiguem a interação, ou algum comunicado via WhatsApp ou e-mail com spoilers da programação. Além disso, no caso de eventos que precisem de inscrição prévia, é importante que esse processo seja prático e intuitivo, assim como o check-in no encontro.

Construa um bom storytelling

Quem não gosta de uma boa história né? Por isso, na missão de criar identificação do convidado com a marca ou empresa que está promovendo o evento, por exemplo, é interessante criar ações que contem a história do empreendimento.

Túneis com uma linha do tempo e painéis interativos com fatos interessantes sobre a marca, são dicas interessantes.

Reduza burocracias

Uma boa e importante ação de marketing de experiência é garantir que o convidado não precise ficar focado em burocracias e possa aproveitar o momento. Com a tecnologia existem diversas ferramentas que tornam esses processos de pagamentos, inscrição, compras de produtos durante o evento, por exemplo, mais rápidos. 

Planejamento 

Por último, mas não menos importante: tenha planejamento. Toda ação de marketing de experiência em eventos precisa ser planejada. É importante entender quais são os recursos disponíveis, orçamento, o perfil dos convidados, entre outros. 

Em caso de encontros que tenham a duração de mais de um dia, criar e disponibilizar um cronograma, para que a pessoa saiba o que irá encontrar em cada momento, faz com que as atividades propostas ganhem valor para si. 

Por fim, vale destacar que neste ponto, contar com um profissional para traçar e organizar essas ações é um diferencial.  Especialistas em marketing de experiência e cerimonialistas são grandes aliados. Inclusive já produzimos um material com cinco motivos para contratar um cerimonialista de eventos, confira aqui.

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