Existem diversas ferramentas que podem ser usadas para desenvolver um bom evento. E atualmente uma das grandes apostas de organizadores e produtores é utilizar narrativas e histórias para encantar o público. Por isso, o uso de storytelling em eventos ganha cada dia mais força e se mostra uma boa estratégia.

Para entender a importância dessa ferramenta podemos fazer uma comparação simples. Por exemplo, quem não gosta de um filme, série ou livro que conte uma boa história. Ou ainda, não passou horas sentado e escutando alguém contar um bom ‘caso’, não é mesmo?

Percebemos esses exemplos no dia a dia, mas ainda há dados que comprovam. De acordo com um estudo da London School of Business, pessoas guardam de 65% a 70% das informações contadas por meio de histórias.

Quer entender como usar o storytelling em eventos pode ajudar no sucesso do momento? É só continuar a leitura.

O que é storytelling ?

Primeiramente é interessante entender o que é o chamado storytelling. Vale dizer que é um conceito do marketing e que é aplicado em diferentes áreas, como comunicação e também em vendas. Em tradução, “story” significa história e “telling”, contar.

De forma geral, trata-se de uma prática focada em contar histórias usando técnicas inspiradas em roteiristas e escritores. Tudo isso para encantar o público, prendendo a atenção e construindo uma narrativa interessante.

É importante ressaltar que para criar essa história, certos elementos são utilizados no storytelling. Por exemplo, personagens, ambiente, um conflito ou desafio, e uma mensagem que deseja passar ao público. Por fim, é uma prática que preza muito pela ‘linha’ da história, ou seja, é preciso ter início, meio e fim.

É estratégico utilizar storytelling em eventos?

Agora você já sabe o que é um storytelling, mas é estratégico utilizá-lo em eventos? A resposta é sim!

Isso porque um dos objetivos principais desta estratégia é prender a atenção do público, e para além disso, se conectar a ele. Então imagine, você está organizando uma feira, exposição ou workshop que irá durar dois ou mais dias, com várias horas de duração. Nesse caso é preciso usar de todas as táticas para garantir a atenção das pessoas, e usar o stoytelling é uma delas.

As histórias facilitam o entendimento de informações e simplificam o aprendizado, algo que é ótimo em encontros corporativos. Além disso, como já mencionamos, é uma ferramenta que faz com que as pessoas guardem com mais facilidade o momento e dados.

Por isso, sim! É estratégico utilizar storytelling em eventos.

4 maneiras inteligentes de aplicar o storytelling em eventos

Grandes histórias podem ser a chave para qualquer bom encontro. E para te explicar melhor como construir um storytelling em eventos, de forma eficiente e cativante, separamos 4 dicas práticas.

Confira abaixo e já aplique na sua palestra, workshop, feira ou mais.

Conte sobre a história do evento para o seu público

O uso de storytelling em eventos começa antes mesmo do dia do encontro em específico. É importante compartilhar com as pessoas o que é aquele momento, a história dele, como surgiu e mais. E isso pode começar no que chamamos de ‘pré-evento’ como forma de atrair e despertar a curiosidade.

Por exemplo, conte desde quando o encontro acontece, em qual edição se encontra, como ele foi criado e um pouco sobre as pessoas envolvidas neste processo. Ou ainda, alguma curiosidade ou fato relevante que tenha acontecido.

E para contar essa história aos participantes, utilize diferentes canais. Redes sociais, e-mail marketing, e até mesmo no próprio dia do evento. Essas informações podem ser transmitidas durante o cerimonial, ou quem sabe em um stand estilo ‘túnel do tempo’ em que as pessoas podem interagir e conferir um pouco da história.

Crie identificação com o público

Uma das missões de um bom storytelling é criar identificação com o público. Por isso, ao planejar a forma que irá usá-lo no seu evento, tenha duas coisas em mente: qual o perfil dos participantes e qual a essência da mensagem que você planeja fixar na mente das pessoas.

Neste ponto, inclusive, envolva até mesmo os palestrantes ou responsáveis por comandar os encontros, pois nos discursos é preciso que essa essência seja transmitida para criar a identificação.

Tenha um tema principal

Para se ter um bom storytelling em eventos, uma dica prática e simples é ter um tema central. Assim como uma história interessante cativa o público, uma temática relevante também!

Contar com um assunto principal faz com que outras tarefas fiquem mais fáceis na produção do evento. Por exemplo, pensar na identidade visual, na decoração, atrações musicais, interatividades e mais. E todos esses pontos contribuem para um bom storytelling em eventos.

Tenha um personagem principal

Lembra que no início deste texto mencionamos alguns pontos importantes que todo storytelling precisa ter? Por exemplo, ambiente, um conflito e personagem? Então, agora vamos dar destaque a esse último.

Quando uma boa história é contada por alguém, temos uma vantagem interessante: a humanização. Por isso, ao construir o storytelling para o seu evento é necessário pensar nisso. Esse personagem principal pode ser o fundador da marca, responsável pelo evento, um mascote, ou até mesmo um ser criado por realidade virtual.

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