Um novo ano começou e é preciso ficar de olho no que aponta ser tendência, seja qual for o setor de atuação do seu negócio. A área de eventos é uma das que sempre conta com novidades e quem trabalha com organização e cerimonial, ou mesmo planeja realizar seu próprio encontro, tem que ficar atento. Em 2023, os eventos corporativos, por exemplo, prometem muita inovação e é preciso implantá-las para garantir um momento de sucesso.

Segundo a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos, foram quase 600 mil eventos realizados em 2022, considerado o ano da retomada pós pandemia. Para este ano, a expectativa é que o setor continue aquecido e com isso surgem muitas tendências.

Incluir essas novidades garante modernidade e inovação aos encontros. Além disso, muitas também trazem praticidade aos convidados. Para os eventos corporativos, contar com as principais tendências é ainda mais importante, pois agrega valor para a marca que está promovendo a palestra, o workshop, a imersão ou o almoço corporativo. 

Por isso, hoje vamos falar sobre o que promete estar em alta no ano de 2023 quando falamos em eventos corporativos. Para conferir, é só continuar lendo o texto.

A importância dos eventos corporativos para sua marca 

Primeiramente, se ainda restam dúvidas sobre a importância deste tipo de encontro para a empresa e marca, vamos falar sobre isso. 

É importante ter claro que promover um evento corporativo é um investimento que vai muito além do financeiro. Fatores como reforço de marca, estímulo à cultura da empresa,  conexão com e entre stakeholders, e em alguns casos atração de novos clientes são algumas das vantagens.

Não à toa, os gestores estão de olho na promoção destes encontros. A Bizzabo, empresa norte-americana, divulgou um levantamento feito em 2020 que mostrou que 85% dos entrevistados em cargos de liderança consideraram os eventos cruciais para o sucesso da empresa.

Em resumo? Os eventos corporativos ganham cada dia mais atenção e se mostram uma excelente ferramenta para dar força à empresa e à marca. 

Eventos corporativos em Uberlândia

Agora, falando sobre o cenário de Uberlândia, percebemos especialmente a força dos encontros corporativos e do turismo de negócios.  

Recentemente, por exemplo, o Visite Uberlândia realizou uma pesquisa que mostrou que  a realização de eventos na cidade atraiu cerca de R$10 milhões para o município. Inclusive, já fizemos uma matéria completa sobre esse levantamento que você pode conferir aqui.

Para se ter uma ideia do impacto dos eventos corporativos na cidade, no Center Convention, mais de 280 palestras, convenções, almoços empresariais, workshops ou feiras foram realizadas em 2022.

O volume de encontros é alto, assim como as expectativas de quem participa deles. Por isso, é preciso sempre oferecer o melhor evento possível.

Confira as principais tendências para eventos corporativos em 2023

Nesta missão de promover um momento de sucesso, que engaje e encante as pessoas, é preciso estar atento às tendências. O ano de 2023 promete trazer novidades que envolvam conforto, inovação, tecnologia e sustentabilidade.

O início do ano é o momento em que aqueles que trabalham com organização de eventos, voltam seus olhares para os produtos e serviços que apontam como tendência para os próximos meses. 

Assim, vamos conferir o que promete estar em alta em 2023 quando falamos de eventos corporativos. Lembrando, adotar algumas destas ‘novidades’ nos encontros contribui efetivamente no sucesso do momento.

Interatividade imersiva 

 

O objetivo é promover atividade e ações que sejam uma real imersão, engajando e prendendo o foco dos participantes. Para além de programações com speakers comandando palestras, por exemplo, os eventos corporativos precisam fomentar uma verdadeira experiência. 

Essa interatividade imersiva pode ser aplicada em eventos com diferentes temáticas e formatos, e também portes, sendo um pequeno ou grande encontro. Isso irá agregar valor e fomentar sentimentos como pertencimento, o que é fundamental para a empresa. 

Existem diferentes maneiras de adotar essa tendência. A ‘imersividade’ começa já na decoração. Trazendo elementos como a logo da marca, as cores predominantes, e itens que tenham relação com o tema do encontro, por exemplo, ajudam a criar um ambiente imersivo. 

Dinâmicas de team-building, por exemplo, em que os grupos precisam solucionar problemas ou conquistar metas de forma conjunta são grandes tendências. Estes jogos conseguem estimular ao mesmo tempo a competitividade, integração e união.

Por fim, a tecnologia e a internet são ferramentas que precisam ser usadas para aproximar os participantes dos conteúdos e convidados. 

Metaverso

Muito se fala sobre o metaverso, não é mesmo? E em 2023, esse mundo virtual que une a realidade ao digital promete ganhar ainda mais força. 

Os conhecidos óculos que ao serem usados pelas pessoas mostram diferentes cenários, extremamente realistas, serão explorados cada vez mais. Entretanto, com os gigantes da indústria investindo fortemente no metaverso, a tecnologia será usada de outras maneiras nos eventos corporativos. 

Por exemplo, a criação de lojas e showrooms de empresas no metaverso é uma tendência forte. Desta forma, durante o evento, os participantes já podem conferir conteúdos, produtos e serviços. Renner, Lacta e Itaú são algumas marcas que já investiram na tendência.

Digital Swag Bags 

Brindes são uma ótima maneira de encerrar qualquer evento, não é mesmo? E no mundo corporativo, os chamados Digital Swag Bags são a grande pedida do momento. Trata-se de ‘kits’ que trazem conteúdos online, vale-presentes digitais e outros presentes. 

Esses brindes virtuais são uma ótima maneira de gerar valor e garantir a personalização do evento. Além disso, também traz uma outra característica importante: a sustentabilidade. 

Os kits físicos continuarão a ser usados nos mais diversos eventos, mas os Digital Swag Bags garantem inovação e modernidade. Outro ponto, é que a logística no dia é otimizada. Não é preciso ter preocupações em relação ao transporte, espaço de armazenagem, sacolas ou caixas, e um time responsável para entregar os brindes.

Sustentabilidade

Por fim, sustentabilidade. Pensando em produtos ou serviços contratados para o evento, perceberemos cada vez mais a digitalização de processos, por exemplo, no caso dos ingressos online. Além disso, objetos de material reciclável, e o uso de LED que são lâmpadas mais econômicas ganham força.

Entretanto, vale destacar que a tendência da sustentabilidade em eventos corporativos vai além de produtos e serviços. O tema promete ser também a pauta da vez em termos de conteúdo, pois cada dia mais os cuidados com o meio ambiente e as práticas ESG ganham a atenção de marcas e empresas.

Realize seu evento corporativo no nosso espaço

Tem interesse em realizar seu evento no Center Convention? Você pode conferir toda a infraestrutura disponível no Convention e em todo o Complexo Center Shopping, falando com a nossa equipe. Chame a gente pelo (34) 3239-8300 ou e-mail comercial@centerconvention.com.br. Você também pode reservar uma data clicando AQUI.

Deixe um comentário

pt_BR
Abrir WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?