Ao pé da letra, finger food significa “comer com as mãos”. E se engana quem acha que este estilo de menu não é uma boa opção para eventos. Afinal, atualmente é uma das principais tendências gastronômicas. 

Casamentos, festa de 15 anos, aniversários infantis ou encontros corporativos podem oferecer um menu finger food. Basta planejamento.

O finger food ganha cada vez mais espaço nos buffets e chama a atenção dos clientes. Isso porque refeições completas ou menus muito “engessados” às vezes não cabem mais nos formatos de eventos atuais. 

Entretanto, vale ressaltar que não se pode dizer que os empratados ou o buffet americano, que são escolhas mais tradicionais, não são boas opções. O mais interessante é que com o surgimento de novos “estilos” de menu, as festas passam a ser mais diversas.

Se você planeja fazer algum evento, provavelmente já ouviu falar sobre esse assunto. E pra te deixar por dentro do que é essa tendência gastronômica, preparamos um texto repleto de informações e dicas de como montar um menu finger food, confira.

Primeiramente, o que é finger food?

Em primeiro lugar, vamos entender o que são os finger foods. Podemos dizer que são pequenas porções dos mais variados tipos de refeições. Geralmente são feitas para serem comidas com as mãos, sem o uso de talheres, e com poucas mordidas. 

Não há uma origem oficial do termo. Entretanto, uma das curiosidades sobre o tema é que o finger food foi difundido pela atriz inglesa Joan Collins. A personalidade gostava de aperitivos pequenos para que não estragasse seu batom durante as gravações do filme Dinastia, no qual atuou na década de 80. 

Hoje, essas pequenas comidas ganham novos formatos, com preparos que levam técnicas da alta gastronomia. Elas podem ser servidas frias ou quentes, em colheres, verrines (copos menores), ou em cerâmicas conhecidas como “cumbuquinhas”. 

Nesse sentido, por ser uma opção de fácil consumo, normalmente é servido em um modelo volante. Ou seja, a equipe de serviço oferece essas delícias de forma dinâmica durante o evento, com as pessoas em pé, em bistrôs, ou na pista de dança.

A diferença entre canapé e finger food

Em resumo, o canapé é um tipo de finger food. Muitas pessoas confundem os dois termos, achando que se trata da mesma coisa, ou são totalmente diferentes.

Mas para exemplificar e deixar essa diferença clara, vamos entender o que é um canapé:

Muito conhecida nas festas brasileiras, essa delícia foi criada na Rússia, em meados do século 18. Quando falamos de canapés, nos referimos aquelas opções servidas com uma “base”. Por exemplo, pequenas torradas ou pães servidos com um “recheio” em cima, como carnes, peixes, patês e mais.

Já em relação aos finger foods, temos uma variação maior de formatos. Podem ser servidos em pequenos utensílios, e não necessariamente tem essa “base” dos canapés. Por exemplo, uma pequena porção de ceviche servida em uma mini taça é um finger food.  

Porque optar por esta tendência gastronômica no seu evento

A praticidade é um dos fatores mais atrativos, porque dá dinamicidade ao evento, independente do porte. Por exemplo, o Rock In Rio 2022, contou com operações gastronômicas que ofereceram finger food como opção para uma alimentação rápida e saborosa.

Outro ponto que conquista as pessoas que estão planejando um evento, é a variedade. Assim, uma das vantagens deste formato é que é possível oferecer aos convidados mais opções de alimentação. 

Dessa forma, alguns problemas são solucionados, como atender aqueles que têm restrição alimentar, ou são vegetarianos e veganos, por exemplo.

Agora, há quem fale que comemos primeiramente com os olhos, não é mesmo? E esse é um outro atributo forte do finger food. Atualmente, essas pequenas porções apresentam diferentes cores, texturas e formatos que encantam e as tornam ainda mais atrativas.

Por fim, este estilo de menu influencia também a decoração do evento. Como já dissemos anteriormente, as porções são tradicionalmente servidas por garçons em bandejas. Mas, uma outra maneira é servi-las no formato de ilhas gastronômicas, que podem receber adereços como flores e vasos. 

Maneiras de servir finger foods 

É possível investir em diversos tipos de porções. O importante é trazer variedade de sabores e produtos de qualidade. A maneira de servir a porção chama a atenção dos convidados do evento, e para te ajudar com ideias, trouxemos algumas opções:

  • Ao servir um finger food no palito, escolha um material com um pequeno detalhe que irá garantir elegância. Além disso é possível servir o alimento no palito dentro de um verrine
  • Cumbuquinhas, canoinhas, colheres e outras cerâmicas, são sempre boas opções;
  • Outra sugestão é usar tábuas e bandejas que fogem ao comum, coloridas ou em madeira, por exemplo;
  • Não se esqueça da sobremesa. Ao servir os doces, copinhos e potinhos garantem uma boa estética e praticidade para consumir.

Finger foods são a aposta do Clementina Bar e Ristoranti no Festival Degusta

Cientes da tendência, o Clementina Bar e Ristoranti, que assim como o Center Convention, faz parte do Complexo Center Shopping, participa do Festival Degusta com opções de finger food.

No evento, o Clementina traz porções menores de pratos que são servidos no restaurante. É possível consumir com as mãos ou com talheres, em pé ou sentado nas mesinhas que ambientam o espaço do Festival.

O público conta com Tagliata di Manzo, Lasanha de Cordeiro, Bruschettone con Salsiccia  e Mix de Funghi e Panqueques de Dulce de Leche, no cardápio. A prova de que é possível adaptar pratos maiores em porções que podem ser consumidas inclusive em um Festival, que tem uma característica mais dinâmica e descontraída.

O Degusta é uma ação do Center Shopping e aconteceu entre os dias 13 e 16 de outubro, e também acontece até o próximo domingo (23). O Festival acontece em uma área do estacionamento do shopping, na entrada pela avenida João Naves de Ávila

Confira dicas do Chef Tyales Veiga sobre como montar um menu finger food

Por último, o chef Tyales Veiga, que comanda o setor de A&B (Alimentos e Bebidas) do Convention e do Clementina, dá algumas dicas de como montar um menu finger food de sucesso. 

  • Pense em sempre oferecer opções quentes e frias de alimentos. Dessa forma, a pessoa pode optar pela que preferir
  • As quantidades de finger food para cada convidado irão variar. De acordo com Tyales é preciso entender com a equipe de A&B, qual será o período do evento e também se haverá um jantar ou almoço completo em um segundo momento da comemoração.
  • Pense nas bebidas que serão oferecidas. Vinhos, espumantes e cervejas combinam com diferentes tipos de alimentos.

Faça seu evento com a gente

Com o apoio da equipe de A&B é possível montar um menu finger food exclusivo. Você pode conferir toda a infraestrutura e serviços disponíveis no Convention e em todo o Complexo Center Shopping, falando com a nossa equipe. Chame a gente pelo (34) 3239-8300 ou e-mail comercial@centerconvention.com.br. Você também pode reservar uma data clicando AQUI.

Deixe um comentário

pt_BR
Abrir WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?