Final do ano é aquele período em que todo mundo tem uma confraternização empresarial marcada. Após dois anos com esses eventos acontecendo de forma online, ou não sendo realizados, a volta dos momentos presenciais anima os colaboradores.

Geralmente esses encontros são marcados por uma retrospectiva de como foi o ano, os pontos positivos e negativos, o que melhorar no próximo ciclo, e claro, um planejamento para o ano seguinte. Depois? festa, comemoração e celebração fazem parte de uma confraternização empresarial.

Há quem diga que as festas de final de ano das empresas são tradições. E não estão errados, há muito tempo esses encontros são organizados, e também aguardados pelos colaboradores. Além disso, vale dizer que a comemoração pelo ano que passou faz parte da cultura organizacional, e diz muito sobre os pilares e valores da marca.

Para garantir que seu negócio realize a confraternização empresarial ideal, preparamos esse material completo com várias dicas. Continue lendo e garanta o sucesso da sua festa.

A movimentação do mercado com os encontros empresariais

A realização destes eventos movimenta a economia e seus setores. Empresas passam a buscar por buffets, profissionais, aluguel de espaços, fornecedores de brindes e mais. Em Uberlândia, a área corporativa é uma das que mais movimentam o comércio, inclusive, fizemos uma matéria completa aqui em nosso blog sobre o tema.

De acordo com a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), o Brasil deverá completar 590 mil eventos em 2022. Boa parte deles realizada nesta reta final do ano.

Essa maior movimentação do mercado, chama a atenção para uma questão: planejamento. Se seu negócio irá realizar uma confraternização empresarial, é preciso estar ciente de que os fornecedores passam a ser mais disputados. Desta forma, agindo com antecedência é possível garantir boas condições mesmo com o mercado concorrido.

Copa do mundo impulsionando as confraternizações empresariais

Em 2022, temos um fator extra que está afetando empresas e mercado, a Copa do Mundo. Essa é a primeira vez que a competição acontece nos meses de novembro e dezembro, e assim, coincide com confraternizações empresariais.

Para exemplificar, um levantamento da Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas apontou que empresas associadas estão com dificuldades na busca por locais.

E para reforçar, essa movimentação do mercado, muito incentivada pela Copa, a Quickly Travel também realizou uma pesquisa. De acordo com a empresa, o segmento de meetings, incentives, congress and exhibitions, alcançou um crescimento exponencial projetado em mais de 500% em volume e número de eventos no último trimestre de 2022, se comparado com 2021.

Por fim, esses dados reforçam um ponto importante. O mercado de eventos está aquecido, a Copa está incentivando esse movimento, e para ter uma confraternização empresarial de sucesso, é preciso planejamento.

A importância da confraternização empresarial para o negócio e colaboradores

Primeiramente, é necessário destacar que existe uma importância tanto para o colaborador, quanto para a empresa.

Promover uma confraternização empresarial é reforçar as ações de endomarketing, que é o conjunto de estratégias e ações de marketing  voltadas para o público interno. Esses encontros estimulam, animam e incentivam os colaboradores, tendo o poder de transformar a visão dos funcionários sobre o negócio.

É um momento para o público interno curtir, se sentir lembrado e valorizado. Além disso, para a empresa, é uma forma de fidelizar o colaborador, e mostrar os valores e premissas do negócio.

Agora, se ainda te resta dúvidas da importância de se realizar uma confraternização empresarial, listamos aqui 5 motivos para seu empreendimento promover este evento:

  1. Celebração é sempre bem-vinda;
  2. Fortalece as conexões entre os membros da equipe;
  3. Reforça sentimentos positivos sobre a empresa;
  4. É um reconhecimento dos colaboradores;
  5. Os líderes conhecem melhor os funcionários.

Como organizar uma confraternização empresarial de sucesso

Se você é o responsável por promover a confraternização empresarial no seu negócio, separamos as principais dicas, contribuindo para que este momento seja um sucesso.

Confira alguns insights diferentes que podem contribuir na hora de organizar esse evento na sua empresa:

Invista em sorteios e interações

Uma boa dica para engajar os colaboradores durante a confraternização, é promover sorteios e interações. Você pode pensar em brindes que serão realmente úteis no dia a dia da pessoa, não necessariamente algo que lembre a empresa, mas que o colaborador possa aproveitar. Por exemplo, algum voucher em um restaurante é uma boa opção.

Em relação às interações, essas são diversas. É possível promover alguma gincana, formando grupos com os funcionários, ou disponibilizar um karaokê para que as pessoas se divirtam. Além disso, algumas brincadeiras tradicionais nunca saem de moda, como o famoso Amigo Secreto que ainda é realizado por muitas empresas.

Aposte em atrações diferenciadas

A atração escolhida irá ditar o ritmo da festa. Bandas e djs são as opções mais procuradas e oferecem um repertório musical diverso, que atende a todos os gostos. Mas, uma outra tendência é apostar em opções diferentes, por exemplo, apresentações artísticas, de mágica, com fantasias inovadoras.

Além disso, neste ponto é importante destacar que a estrutura do palco também fará toda a diferença. Atualmente, vemos empresas investindo em telões de LED, jogos de luzes, e aparatos tecnológicos. Neste ponto é interessante perceber que a identidade visual da empresa pode ganhar destaque, com a iluminação nas cores da marca, por exemplo.

Pense em uma decoração apropriada

Falando em identidade visual da empresa, é inovador que ela esteja presente em toda a decoração da confraternização. É possível imprimir a logo do negócio nos brindes, e a iluminação pode trazer as cores principais da empresa. Além disso, totens e painéis interativos, e os backdrops para fotos, devem conter a identidade visual do seu empreendimento.

Pensando em prataria, mesas, forros, tecidos e flores usadas na decoração é importante destacar que é preciso estar em consonância com o perfil da empresa.

Divulgue o seu evento

Não é porque se trata de uma comemoração interna, que a confraternização empresarial não precisa de divulgação. Falando sobre a festa de maneira antecipada, o colaborador consegue se preparar, reservar a agenda, e além disso, é possível gerar boas expectativas, conforme as novidades da festa são divulgadas até o dia.

Para isso, crie um convite atrativo com as informações necessárias, e utilize canais internos como e-mail marketing, workplace, e grupos de WhatsApp.

Créditos: Freepik

Dica extra: confira um checklist

Por fim, organizamos um passo-a-passo prático e simples para colaborar na hora da organização da confraternização empresarial. Essa é uma forma de você não se esquecer de nada, o que é fundamental para uma festa de sucesso. Confira:

  1. Defina quantidade de pessoas;
  2. Defina o formato do evento (almoço, jantar, happy hour, etc);
  3. Escolha o local mais adequado e com todo o suporte necessário;
  4. Faça a contratação de serviços (atrações, brindes, foto e vídeo, etc);
  5. Defina o cardápio;
  6. Comunique os eventos aos colaboradores;

Realize a sua confraternização empresarial com a gente!

Tem interesse em realizar seu evento no Center Convention? Você pode conferir toda a infraestrutura disponível no Convention e em todo o Complexo Center Shopping, falando com a nossa equipe. Nos chame pelo (34) 3239-8300 ou e-mail comercial@centerconvention.com.br. Você também pode reservar uma data clicando AQUI.

 

Deixe um comentário

pt_BR
Abrir WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?