Você sabia que o mercado de games é um dos que mais cresce no mundo? Apenas em 2020 foi registrado um crescimento global de 21,2%. E o que também vemos crescer é a influência deste setor em outras áreas, e o uso de gamificação em eventos é um destes exemplos.

Essa é uma mecânica usada em outras áreas como a educação. Mas no setor de eventos, a estratégia surge com o objetivo de inovar nos formatos de eventos, engajar o público e motivar as pessoas durante o encontro.

Sejam científicos, corporativos ou acadêmicos, o uso da gamificação em eventos vem sendo cada dia mais explorado pelos produtores, e aponta como uma tendência muito benéfica.

Se você não conhece o que é a gamificação, preparamos um conteúdo completo sobre o tema, e as infinitas possibilidades de aplicação no setor de eventos.

Continue a leitura!

O que é gamificação?

Primeiramente é importante entendermos o que é a chamada gamificação. Isso porque é uma prática ampla, que pode – e é – utilizada em diferentes áreas.  Assim, quando falamos sobre essa mecânica, estamos nos referindo ao uso de estratégias dos games em diferentes contextos da ‘vida real’.

De forma geral, trata-se de incorporar algumas dinâmicas e mecânicas do ambiente de jogos virtuais em contextos do nosso dia a dia. A rotina de trabalho e estudos, assim como a estrutura corporativa, são alguns destes exemplos.

O objetivo principal da gamificação é o incentivo, independente do contexto usado. Para entender melhor, pense em um jogo online: é preciso ganhar pontos, superar obstáculos, avançar de fases para ser campeão, certo? O uso da gamificação do mundo real tem a mesma premissa.

Por fim, vale dizer que o conceito de gamificação também traz alguns pilares básicos, como as regras, os objetivos ou missões, e o feedback constante.

Benefícios do uso de gamificação em eventos

Agora, falando sobre os benefícios de se aplicar estratégias de gamificação em eventos, podemos elencar alguns pontos positivos.

De forma geral,  usar da gamificação é uma excelente maneira de melhorar a experiência do público em eventos como workshops, dinâmicas empresariais, imersões e mais. Além disso, também funciona como uma estratégia de marketing assertiva, já que aumenta a visibilidade da marca e a autoridade.

Entretanto, existem algumas vantagens do uso de gamificação em eventos que vale a pena destacar:

  • Torna o ambiente mais dinâmico e descontraído: muitas vezes, um encontro corporativo pode ter uma longa duração e apresentar temáticas mais técnicas. Então, aplicando técnicas de gamificação, o evento se torna mais inovador e leve.
  • Conquista patrocinadores e apoiadores: encontros com formatos mais dinâmicos e que engajam e atraem o público, também chamam a atenção de empresas. Com os participantes mais atentos aos detalhes do encontro e ao ambiente em si, a marca dos patrocinadores também pode ser mais percebida e isso é interessante para os empreendimentos.
  • Fortalecimento do conteúdo: pense, em um jogo online os usuários costumam ficar totalmente atentos e ligados ao que está acontecendo, não é mesmo? Usando a gamificação em eventos isso também acontece com os participantes que focam e dão mais atenção aos conteúdos que estão sendo trabalhados.

Além disso, existem outros benefícios como estimular a criatividade do público, fomentar o trabalho em grupo (caso o evento conte com uma dinâmica deste tipo), e gerar a sensação de pertencimento.

Gamificação em eventos internos e híbridos

Apesar de serem necessárias algumas adaptações, é possível utilizar gamificação em eventos internos e híbridos.

Por exemplo, em ações internas para os colaboradores da empresa, a gamificação é uma boa opção para fazer alinhamentos organizacionais e disseminar a cultura corporativa. Treinamentos internos e imersões podem ser promovidos internamente juntamente com a aplicação de quiz, dinâmicas de perguntas e respostas, e relatórios de feedback.

São ações simples, mas que tem um efeito positivo. Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita pela TalentLMS em 2019, analisou a relação entre gamificação e produtividade no ambiente profissional. O resultado? 83% dos entrevistados que participaram de eventos de treinamento com atividades de gamificação se sentiram motivados.

Já em relação à um evento híbrido, em que há colaboradores participando de forma online, também é possível usar a gamificação. E neste cenário, percebemos um benefício duplo: melhorar a experiência da pessoa, e unir o presencial e o online.

4 dicas para aplicar a gamificação no seu evento

Já falamos sobre o que é e os benefícios do uso da gamificação em eventos. Mas, elencamos 4 dicas práticas que podem te ajudar na hora de organizar um encontro com essa mecânica, confira!

Utilize o conceito de fases de jogos 

Inicialmente, vamos falar sobre uma das práticas mais usadas: dividir o evento em ‘etapas’, como se fosse um jogo virtual. Assim, no início do encontro, o público já precisa ter contato com quais serão as ‘fases’, podendo ser apresentadas por meio de uma apresentação, folhetos, mensagens de texto e mais.

Além disso, quando se tratar de um evento de longa duração, é possível que um participante fique distraído. Por isso é interessante ter ações de engajamento durante o evento, perguntas e respostas, rápidos desafios, interação com QRcode e mais.

Sistema de recompensas para objetivos atingidos

Quem não gosta de brindes, vantagens e presentes não é mesmo? E eles são uma boa moeda de troca em um sistema de recompensa. Essa é uma prática de gamificação em eventos muito efetiva que engaja e motiva os participantes a conquistarem estes ‘prêmios’.

Determine como serão eleitos os ‘ganhadores’, se haverá uma tabela de liderança, ou se as recompensas serão distribuídas conforme dinâmicas ou ‘fases concluídas’.  Além disso, também é necessário definir o que será essa premiação: brindes, descontos em produtos e serviços, um reconhecimento como um troféu? Enfim, é preciso definir.

Para eventos online: aposte em concursos e sorteios interativos ao vivo

Como já falamos anteriormente, é possível usar gamificação em eventos online ou híbridos. Uma dica é promover ao decorrer do encontro sorteios interativos e concursos.

Em relação aos concursos, existem diversos temas que podem ser usados. Por exemplo, compor uma música, propor a campanha mais divertida e outros.

Já sobre os sorteios, a dica é: fique de olho no que é permitido ou não. É sempre importante checar as normas existentes em relação à sorteios, mesmo que internos.

Promova jogos coletivos  

Evento no Center Convention usou jogo online para engajar o público

Os jogos coletivos são ótimas práticas de gamificação para aplicar em eventos, pois eles estimulam o envolvimento dos participantes. Os jogos além de estimular o engajamento do público com o evento em si, também são uma excelente opção para fazer com que as pessoas interajam entre si, e também fiquem entretidas.

Existem jogos já conhecidos, por exemplo o Stopots e Gartic, que possibilitam criar salas, dividir o time e promover a ação. Entretanto, caso seja viável ao orçamento, também é possível desenvolver jogos próprios inspirados nestes já conhecidos, mas que levam a identidade da marca. Além disso, são opções que podem ser desenvolvidas tanto online quanto presencial.

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