É sempre importante saber o que as pessoas acham de um produto ou serviço, e no setor de eventos isso não é diferente. Avaliações trazem informações valiosas porque ajudam produtores e organizadores a melhorarem a experiência no encontro. Assim, para conseguir esses dados, é fundamental uma boa pesquisa de feedback de eventos.

A opinião de usuários e clientes é cada dia mais importante para empresas e marcas. Para se ter uma noção, uma pesquisa feita pela Survey Monkey, apontou que 88% dos líderes descreveram os dados de feedback como “muito” ou “extremamente valiosos” para tomar decisões.

Agora, pense em um evento. Sabendo o que as pessoas acharam da experiência, o organizador está munido de informações para promover um segundo encontro ainda melhor, por exemplo.

Apesar da importância de se conseguir o feedback em eventos, o promotor que adota esta prática ainda enfrenta dificuldades para efetivá-la. Isso porque muitas vezes o público não está familiarizado com esse processo, ou as pesquisas e levantamentos não são feitos da maneira correta.

Mas, uma boa notícia! Existem boas práticas a serem adotadas e algumas dicas que podem ajudar as equipes a conseguirem feedbacks de eventos. Preparamos esse material completo sobre o tema, então é só continuar a leitura!

A Importância do feedback de eventos para organizadores

A competitividade do mercado atualmente é um dos motores principais para incentivar que uma boa pesquisa de feedback seja feita. Em 2022, foram milhares de eventos realizados em todo o Brasil, já neste ano, a expectativa é ainda maior.

Ou seja, o mercado está aquecido e é preciso que a festa ou evento se destaque entre os outros para ter sucesso. Assim, é preciso que produtores e organizadores entendam o que o público achou de determinado evento para que ao promover uma segunda edição, ou um outro encontro, ele seja ainda melhor.

Com os insights fornecidos por uma boa pesquisa de feedback, é possível traçar estratégias que irão otimizar e melhorar a experiência das pessoas em seu evento. Cientes dos pontos negativos é importante focar em melhorá-los, e sabendo os positivos é possível maximizar.

Ana Flávia Silva é coordenadora de qualidade e A&B do Center Convention, e destaca uma outra importância dos resultados obtidos pelos feedbacks dos clientes: o impacto para o colaborador.

“Saber a percepção do cliente é fundamental para os nossos colaboradores. No Convention, por exemplo, fazemos reuniões periódicas de qualidade e esse tipo de informação é repassada para eles. Então também tem um aspecto motivacional porque quase sempre recebemos menções aos colaboradores, como ‘ele foi muito prestativo’, ‘foi muito educado’, e é necessário nosso time saber disso, assim como dos pontos de melhoria”, explica ela.

Como fazer uma boa pesquisa para conseguir os feedbacks

Créditos: Freepik

Sabendo a importância de se ter feedbacks de eventos, também é necessário entender que é preciso ser assertivo na hora de recolhê-los. É preciso pensar em qual o melhor momento para entrar em contato com as pessoas, assim como a forma mais adequada.

É fundamental fazer perguntas assertivas para conseguir os dados certos, que irão de fato ajudar na produção de eventos futuros.

Mas, antes de conferir dicas de quais questionamentos fazer, qual formato aplicar o feedback e quando fazer isso, vamos entender alguns tipos de levantamentos que existem.

3 tipos de pesquisas de feedbacks

Primeiramente, vale destacar que existem diversas plataformas e ferramentas para fazer uma ‘pesquisa de opinião’. Entretanto, vamos destacar 3 tipos mais gerais que são popularmente conhecidos, confira:

  • Feedbacks Tradicionais: são feitos via formulários logo após o evento ou após algum tempo. Usualmente são aplicados de forma online.
  • Feedback Pessoal: nesta situação, temos uma pessoa responsável pelos feedbacks de eventos. Assim, ela sonda as pessoas no evento para conseguir as informações que deseja.
  • Feitos por Autoatendimento: por fim, neste tipo de feedback, é disponibilizado um questionário e as pessoas podem responder de forma mais espontânea e ‘livre’.

3 dicas para receber feedbacks de eventos    

Já sabemos a importância e alguns dos tipos de pesquisas mais conhecidas. Mas, indo para a parte prática, elencamos 3 dicas que ajudam produtores de eventos e seus times a traçarem estratégias efetivas para conseguir um bom retorno dos feedbacks de eventos.

Ana Flávia adianta algumas ações que podem ser adotadas para ter sucesso nesta tarefa. “É preciso entender a melhor forma de aplicar um questionário, ter uma pessoa que tenha facilidade para lidar com o cliente, estruturar bem as perguntas para se ter um questionário leve. E depois algo fundamental: analisar e estudar esses dados”, destaca ela.

Entenda o que o público achou sobre cada etapa do evento

Um evento tem várias “partes” e “etapas”, certo? Por isso, pense que sua pesquisa precisa abordar o todo. Assim, pense no coffe break, por exemplo, o que seu público achou das opções? Seu encontro teve alguma palestra? O que acharam do conteúdo abordado e do palestrante?

Organizar o formulário e as perguntas na ordem em que aconteceu o evento também ajuda o público, pois assim ele lembra de como o encontro ocorreu.

Com essas respostas, é possível analisar todas as “partes” e “etapas” do evento e ver se atenderam as expectativas traçadas no planejamento.

Questionários alinhados aos objetivos

O que você busca entender ao fazer um feedback de eventos? É preciso ter ciência deste objetivo para assim determinar as melhores perguntas a serem feitas.

Por exemplo, seu evento foi o lançamento de um determinado produto. Então, você deseja saber se as pessoas gostaram da novidade, o que acharam do visual do item, se pretendem adquirir e mais, certo? Assim, esses questionamentos precisam estar presentes em sua pesquisa de feedback.

Mas lembre-se, este levantamento está analisando o evento como um todo, então as perguntas devem ir além do objeto principal, e avaliar a experiência por completo.

Ofereça múltiplos canais

As pessoas têm preferências distintas, por isso é interessante oferecer diferentes canais para que elas possam dar o feedback sobre o evento.

Durante o próprio encontro é possível disponibilizar pessoas que, de forma discreta e em um momento de pausa, façam esse levantamento, ou ter tótens interativos na saída para responderem a pesquisa.

Além disso, criar formulários online para serem enviados pós-evento via e-mail ou WhatsApp,  ou investir em um site próprio para hospedar a pesquisa, são boas práticas.

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